Documentário sobre arquitetura social será exibido nesta quinta-feira na TV Brasil

O conceito de arquitetura social será tema do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que será exibido nesta quinta-feira (06), às 21h45min. A emissora visitou cinco capitais – Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) – com objetivo de mostrar projetos que buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas de baixa renda e que estão relacionados com o direito à cidade.

Em Salvador, a TV visitou a região de Novos Alagados, onde um projeto de urbanização ficou famoso por retirar famílias das palafitas, e o Pelourinho, onde casarões antigos foram revitalizados para abrigar funcionários públicos. No Rio de Janeiro, a emissora foi ao Complexo Pedregulho (foto acima), ícone da arquitetura que foi projetado para reunir moradia e serviços em um mesmo local.

Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, um conjunto habitacional projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake permite aos moradores ver o mundo de outra forma: os apartamentos são redondos e a convivência entre os moradores é incentivada em espaços que em outros condomínios seriam destinados aos estacionamentos. No elevado João Goulart, o chamado Minhocão (foto acima), há três anos jardins verticais trazem ar puro e beleza numa área predominantemente cinzenta.

Já em Brasília, primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1987, a equipe discutiu o projeto de expansão e urbanização das áreas periféricas. Na capital mineira, o projeto “Arquitetura na Periferia” ensina técnicas de construção e manutenção para mulheres que moram em ocupações.

Fotos: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de São Paulo, Divulgação

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Escritório: Terceira sintonia fina

Ambientes integrados, convidativos e acolhedores, e uma vista dos deuses no décimo...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *