Documentário sobre arquitetura social será exibido nesta quinta-feira na TV Brasil

O conceito de arquitetura social será tema do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que será exibido nesta quinta-feira (06), às 21h45min. A emissora visitou cinco capitais – Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) – com objetivo de mostrar projetos que buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas de baixa renda e que estão relacionados com o direito à cidade.

Em Salvador, a TV visitou a região de Novos Alagados, onde um projeto de urbanização ficou famoso por retirar famílias das palafitas, e o Pelourinho, onde casarões antigos foram revitalizados para abrigar funcionários públicos. No Rio de Janeiro, a emissora foi ao Complexo Pedregulho (foto acima), ícone da arquitetura que foi projetado para reunir moradia e serviços em um mesmo local.

Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, um conjunto habitacional projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake permite aos moradores ver o mundo de outra forma: os apartamentos são redondos e a convivência entre os moradores é incentivada em espaços que em outros condomínios seriam destinados aos estacionamentos. No elevado João Goulart, o chamado Minhocão (foto acima), há três anos jardins verticais trazem ar puro e beleza numa área predominantemente cinzenta.

Já em Brasília, primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1987, a equipe discutiu o projeto de expansão e urbanização das áreas periféricas. Na capital mineira, o projeto “Arquitetura na Periferia” ensina técnicas de construção e manutenção para mulheres que moram em ocupações.

Fotos: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de São Paulo, Divulgação

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Exposição que resgata trajetória de Ena Lautert abre no dia 19 em Porto Alegre

Com cerca de 100 obras entre desenhos, pinturas, esculturas, gravuras e instalações, a...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *