Escritório JPG.ARQ vence concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgou, na segunda-feira (12), o projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Expografia para a construção do Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 2020, que será realizada entre 20 de outubro de 2020 e 10 abril de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes.

O escritório JPG.ARQ, com sede em São Paulo, apresentou o projeto vencedor de autoria dos arquitetos e urbanistas José Paulo Gouvêa, Marta Moreira, Martin Benavidez, Milton Braga e colaboradores. Em sua proposta, o pavilhão será constituído de uma estrutura tênsil em aço e tecido branco leve (foto abaixo), que forma um arcabouço sobre uma grande praça d’água. A armação foi idealizada para receber projeções e proporcionar experiências sensoriais aos seus visitantes por meio de sons, vapores e aromas sutis, transformando o espaço em um lugar ideal para a expografia, cujo tema são as águas fluviais brasileiras.

O segundo lugar no concurso ficou com o escritório de arquitetura brasiliense MGSR – Macedo Gomes, Sobreira & Ribeiro e o terceiro, com o 0E1 Arquitetos, de Porto Alegre. O estúdio André Scarpa, de São Paulo, conquistou menção honrosa. A divulgação dos projetos vencedores aconteceu na sede da Apex-Brasil, em Brasília. O concurso foi realizado pela instituição e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF), sob a coordenação do arquiteto e urbanista Paulo Henrique Paranhos.

As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são voltadas ao público final em que a maior atração são os pavilhões de cada país, com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo 2020 Dubai estará distribuída em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil em 2020 destacará a diversidade com o tema Together for Diversity, dividido em natureza, pessoas e o amanhã (Together for NatureTogether for People e Together for Tomorrow).

Fonte e fotos: CAU/BR

Tags da matéria
, ,
Mais de Equipe eleoneprestes.com

Exposição com obras de Iberê Camargo sobre a Redenção abre em Porto Alegre

As impressões de Iberê Camargo sobre o Parque da Redenção são tema...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *