Personal organizer dá 10 dicas para aproveitar espaços pequenos

Formada em Publicidade e Propaganda, Fernanda Knijnik costumava organizar espaços sempre que se sentia estressada. Roupas eram separadas por cor, toalhas dobradas como nas revistas de decoração e espaços mais bem aproveitados. Colocar a casa em ordem a deixava feliz e realizada, sentimentos que a motivaram a montar uma empresa de consultoria em organização. Agora, a felicidade e a realização são ampliadas quando ela consegue deixar a casa dos outros livre das bagunças. Na manhã desta terça-feira, ela ministrou uma Oficina de Organização para Espaços Pequenos no Pueblo595, coliving que oferece studios de 30m² para locação em Porto Alegre.

Confira 10 dicas da oficina:

1 – Aposte nas colmeias
Por serem parecidos com a “casa” das abelhas, os organizadores divididos em vários espaços são chamados de colmeia. Têm diferentes formatos e tamanhos e são fabricados com vários tipos de materiais, como plástico e tecido. Servem para organizar roupas íntimas, de praia ou de academia e podem ser colocados em gavetas ou prateleiras.

2 – Dobre as calças jeans ou as pendure usando cabides infantis
Ao contrário das calças de tecido, que ficam amassadas facilmente e, por isso, precisam ser penduradas em cabides, as calças jeans podem ser dobradas e empilhadas. Fernanda indica que elas sejam guardadas conforme a cor: da mais escura à mais clara, em degradê. Para quem gosta de pendurá-las, a dica da personal organizer é optar pelos cabides infantis, pois são menores e não deixam as calças caindo para um dos lados.

3 – Não dobre sutiãs com bojo
Guardar sutiãs com bojo dobrados diminui a vida útil da peça, conforme Fernanda. A personal organizer indica que eles sejam guardados em gavetas lado a lado ou “em pé”, assim como um arquivo de pastas.

4 – Dobre as toalhas
Embora muita gente guarde as toalhas em “rolinhos”, a personal organizer explica que isso faz com que elas tenham um volume maior e ocupem mais espaço. Para apartamentos pequenos, o ideal é dobrar as peças. E para que elas fiquem mais bonitas nos armários ou prateleiras, Fernanda ressalta que a parte redonda da dobra deve ficar para frente, assim como na foto.

5 – Deixe toalhas à vista no banheiro para visitas
Mesmo em banheiros pequenos, é possível deixar toalhas à vista para uso das visitas. Elas podem ser colocadas em caixas ou cestos organizadores ou, até, deixadas soltas na bancada.

6 – Guarde cosméticos em caixas
Para decorar e organizar o espaço no banheiro, uma dica é comprar caixas organizadoras, que podem ser feitas de diferentes materiais, para guardar cosméticos e outros produtos de higiene pessoal.

7 – Use suportes para bebidas na geladeira
Em geladeiras pequenas, o espaço na porta costuma ser pequeno para o armazenamento das bebidas, por isso Fernanda indica o uso de suportes, como o da foto.

8 – Guarde alimentos em caixas
Caixas organizadoras de plástico também podem ser usadas para guardar alimentos na geladeira, o que ajuda no melhor aproveitamento do espaço em modelos pequenos.

9 – Identifique potes de alimentos
Deixar alimentos não perecíveis nos sacos pode atrair insetos e deixar armários e prateleiras sujos, principalmente em relação às farinhas. Fernanda indica armazená-los em potes de vidro (para usar modelos reciclados, é preciso esterilizar antes) e identificá-los com etiquetas ou, até mesmo, canetas para vidro. A validade desses alimentos nos potes é de um mês após o armazenamento, data que pode ser escrita com caneta embaixo do vidro.

10 – Mantenha documentos no mesmo local
Muita gente já perdeu tempo procurando documentos que não lembrava onde guardou. A dica de Fernanda é deixar todos juntos, em uma caixa ou gaveta, separados em pastas transparentes.

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Exposição “Subversão da Forma” entra em cartaz na Fundação Iberê Camargo

Aberta no dia 20 de outubro, na Fundação Iberê Camargo, a exposição Subversão...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *