Coliving de Porto Alegre tem agenda de eventos abertos ao público

Vivemos em um mundo tão individualista que, muitas vezes, o único momento de convivência com os vizinhos são minutos no elevador ou encontros rápidos no corredor. Uma maneira mais descomplicada de viver e que vem se mostrando tendência para driblar esse problema das cidades, o coliving é compartilhamento de casas, apartamentos ou outras áreas de um mesmo local. A ideia vem do cohousing dinamarquês dos anos 60 e das antigas repúblicas, que se popularizou nos Estados Unidos, Canadá e, mais recentemente, em Londres.

Inspirado nesse conceito, o Pueblo595 é um prédio de apartamentos mobiliados e áreas comuns com espaços compartilhados pronto para morar em Porto Alegre. O local já atraiu mais de 50 moradores e inaugura neste mês uma agenda de eventos abertos ao público. Localizado no bairro Independência, o espaço de convívio conta com um terraço rodeado de verde e com vista para o pôr do sol do Guaíba, cenário que receberá, a partir do dia 8, programação exclusiva envolvendo shows de jazz, brunch, tech talks e oficinas sobre personal organizer, mindfullness e drinks.


Entrada do coliving Pueblo595, na Rua Garibaldi

Com direção criativa da jornalista e empreendedora Mauren Motta, da plataforma Conexões RS, o calendário de atividades estreia na próxima segunda, dia 8, com palestra de Pedro Lunaris sobre “Vida em coletividade e relações em cooperação”. Com formação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social, o especialista atua como facilitador de grupos e de processos coletivos. Já fez parte de diversas iniciativas de compartilhamento, como a ecovila Instituto Arca Verde e o espaço colaborativo Casa Liberdade. Na segunda-feira, vai falar sobre a busca por espaços individuais e a participação coletiva:

“Na nossa sociedade tecnológica, a autonomia é um valor importante. É importante termos nossos espaços individuais para processar a quantidade de informações com as quais lidamos. E, ao mesmo tempo, parece que desacostumamos com um aspecto crucial do que nos torna humanos: a coletividade em cooperação”, diz Lunaris.


Studios do empreendimento são mobiliados e estão prontos para locação

Localizado na Rua Garibaldi, 595, nas proximidades da Avenida Cristóvão Colombo, a construção possui 100 estúdios mobiliados exclusivos para locação, sem necessidade de fiador e tempo mínimo de contrato. Com um rooftop que lembra as terrazas de Barcelona, o espaço busca aproximar as pessoas por meio de interações em áreas compartilhadas, como coworkig, cozinha coletiva, bicicletário, lavanderia, academia, piscina, horta e espaço para convivência.


Cozinha compartilhada incentiva convivência entre os moradores

Confira a agenda de eventos*:

08/10, 19h: Palestra sobre compartilhamento com Pedro Lunaris
09/10, 9h30min: Oficina Personal Organizer
17/10, 19h: Talk sobre mindfulness
18/10, 19h: Tech Talk
19/10, 19h: Jazz no Roof
21/10, 11h: Brunch
25/10, 20h: Oficina de drinks
01/11, em horário a definir: Sunset Emikate
06/11, 19h: Oficina de churrasco “Perto do Fogo”
10/11 e 11/11, em horário a definir: Sunset
12/11 e 13/11: Oficina de Aquarela
20/11, 10h: Oficina Cozinhe-me
24/11, 9h: Health Day

*As atrações são abertas ao público, mas têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: agendapueblo595@gmail.com. As datas e os horários estão sujeitos à alteração, que serão divulgadas, junto aos detalhes sobre os eventos, na conta @pueblo595 no Instagram.


Área com TV e mesa de sinuca são exemplos do conceito de coliving do local

Fotos: Saute Mgus, Divulgação

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Autobiografia de Lucio Costa, ícone da arquitetura moderna, ganha nova edição após 21 anos fora de catálogo

Um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, o arquiteto e urbanista...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *