Coliving de Porto Alegre tem agenda de eventos abertos ao público

Vivemos em um mundo tão individualista que, muitas vezes, o único momento de convivência com os vizinhos são minutos no elevador ou encontros rápidos no corredor. Uma maneira mais descomplicada de viver e que vem se mostrando tendência para driblar esse problema das cidades, o coliving é compartilhamento de casas, apartamentos ou outras áreas de um mesmo local. A ideia vem do cohousing dinamarquês dos anos 60 e das antigas repúblicas, que se popularizou nos Estados Unidos, Canadá e, mais recentemente, em Londres.

Inspirado nesse conceito, o Pueblo595 é um prédio de apartamentos mobiliados e áreas comuns com espaços compartilhados pronto para morar em Porto Alegre. O local já atraiu mais de 50 moradores e inaugura neste mês uma agenda de eventos abertos ao público. Localizado no bairro Independência, o espaço de convívio conta com um terraço rodeado de verde e com vista para o pôr do sol do Guaíba, cenário que receberá, a partir do dia 8, programação exclusiva envolvendo shows de jazz, brunch, tech talks e oficinas sobre personal organizer, mindfullness e drinks.


Entrada do coliving Pueblo595, na Rua Garibaldi

Com direção criativa da jornalista e empreendedora Mauren Motta, da plataforma Conexões RS, o calendário de atividades estreia na próxima segunda, dia 8, com palestra de Pedro Lunaris sobre “Vida em coletividade e relações em cooperação”. Com formação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social, o especialista atua como facilitador de grupos e de processos coletivos. Já fez parte de diversas iniciativas de compartilhamento, como a ecovila Instituto Arca Verde e o espaço colaborativo Casa Liberdade. Na segunda-feira, vai falar sobre a busca por espaços individuais e a participação coletiva:

“Na nossa sociedade tecnológica, a autonomia é um valor importante. É importante termos nossos espaços individuais para processar a quantidade de informações com as quais lidamos. E, ao mesmo tempo, parece que desacostumamos com um aspecto crucial do que nos torna humanos: a coletividade em cooperação”, diz Lunaris.


Studios do empreendimento são mobiliados e estão prontos para locação

Localizado na Rua Garibaldi, 595, nas proximidades da Avenida Cristóvão Colombo, a construção possui 100 estúdios mobiliados exclusivos para locação, sem necessidade de fiador e tempo mínimo de contrato. Com um rooftop que lembra as terrazas de Barcelona, o espaço busca aproximar as pessoas por meio de interações em áreas compartilhadas, como coworkig, cozinha coletiva, bicicletário, lavanderia, academia, piscina, horta e espaço para convivência.


Cozinha compartilhada incentiva convivência entre os moradores

Confira a agenda de eventos*:

08/10, 19h: Palestra sobre compartilhamento com Pedro Lunaris
09/10, 9h30min: Oficina Personal Organizer
17/10, 19h: Talk sobre mindfulness
18/10, 19h: Tech Talk
19/10, 19h: Jazz no Roof
21/10, 11h: Brunch
25/10, 20h: Oficina de drinks
01/11, em horário a definir: Sunset Emikate
06/11, 19h: Oficina de churrasco “Perto do Fogo”
10/11 e 11/11, em horário a definir: Sunset
12/11 e 13/11: Oficina de Aquarela
20/11, 10h: Oficina Cozinhe-me
24/11, 9h: Health Day

*As atrações são abertas ao público, mas têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: agendapueblo595@gmail.com. As datas e os horários estão sujeitos à alteração, que serão divulgadas, junto aos detalhes sobre os eventos, na conta @pueblo595 no Instagram.


Área com TV e mesa de sinuca são exemplos do conceito de coliving do local

Fotos: Saute Mgus, Divulgação

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Reforma: retirada de uma parede muda todo apartamento

A integração de ambientes com a retirada de uma só parede deste...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *