Movelsul: mobiliário conforme o lifestyle

be-movelsul-eleone-prestes-1

Móveis descolados, planejados, estofados, de madeira de demolição, plástico verde. A 21ª Movelsul Brasil 2018, feira de móveis para o varejo e os importadores, mostrou a produção de 246 expositores dos dias 12 a 15 de março, quinta-feira, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Especificadores e distribuidores viram mais do que móveis, como luminárias, fornos, fogões, coifas, máquinas de lavar roupas, mas neste momento vamos focar no setor moveleiro. Veremos as paletas cromáticas, os materiais e os estilos propostos pelas indústrias.

TRAMONTINA

tramontina-movelsul-eleone-prestes
Cadeiras Jet, de plástico verde, lançamento da Tramontina na Movelsul  (Fotos Studio Prestes)
tramontina-movelsul-eleone-prestes
Marsala é um dos tons da moda e faz parte da coleção da Tramontina
Cadeira de plástico verde, recicláveltramontina-movelsul-eleone-prestes
Cadeira Paco é da linha 100% reciclável

A Tramontina, empresa nascida em Carlos Barbosa, naturalmente foi além dos móveis, com cubas, fornos e coifas, mas isso é assunto para depois. No setor de mobiliário, o chamado plástico verde, 100% reciclável, fez bonito na feira, mostrando como a pesquisa e a tecnologia podem se aliar ao design para cuidar do meio ambiente. As peças (acima e ao alto), rotomoldadas, são resistentes e podem ser usadas fora e dentro de casa, adequadas a ambientes como sacadas e varandas.

BE

be-movelsul-eleone-prestes

be-movelsul-eleone-prestes-3
Peças versáteis e coloridas com pegada jovem da Be Mobiliário Inteligente
be-movelsul-eleone-prestes-2
Armários suspensos ou não acomodam objetos em áreas fechadas ou abertas. O armário da direita, Soul, tem design de Marta Manente
be-movelsul-eleone-prestes-4
Be Cordel, o móvel acessório em cordas e madeira na estrutura

Para a Be Mobiliário, leia-se Móveis Bentec, o lifestyle jovem contemporâneo marca as criações, com peças descoladas que servem para acomodar até pranchas e bicicletas com estilo dentro de casa e no lugar certo. A marca de Bento Gonçalves começou no mundo do comércio virtual, o e-commerce, e agora se mostra ao mundo real das lojas. Peças em dimensões pequenas cabem em espaços compactos e acrescentam estilo aos ambientes.

J.MARCON

jmarcon-movelsul-eleone-prestes
Aparador da J. Marcon é obra de Emerson Borges
jmarcon-movelsul-eleone-prestes-1
Paleta de cores proposta para as cadeiras da J.Marcon

Assina a linha Grécia para a J. Marcon (acima), de móveis para jantar e estar, o designer Emerson Borges. Aparador e bufê Poltrona e pufe da linha Boli, estofados com variação de tecidos, mostrados em cinza e branco em Bento Gonçalves, saem da fábrica em São Marcos com a assinatura da marca. Os bancos de bar estofados oferecem o mesmo conforto dos assentos baixos. Acabamentos em tecido, madeira e pintura podem formar composições personalizadas.

IMOBAL

imobal-movelsul-eleone-prestes
Linha Balsa, da Imobal, tem design assinado e inspirado

imobal-movelsul-eleone-prestes-4

imobal-movelsul-eleone-prestes-2
Móveis planejados da Imobal
imobal-movelsul-eleone-prestes-5
Linha de mobiliário da Imobal inclui dormitórios

Inspirada no movimento das águas do vizinho Salto do Yucumã e nos balseiros do Rio Uruguai, a Coleção Balsa, da Imobal, criada pelo Studio B e pelo designer Edu Bortolai, chamou a atenção no estande da marca Imobal, de São Miguel do Oeste (SC), de móveis planejados e peças avulsas como estas da nova linha. Com 100% de madeira de reflorestamento, esses móveis têm o design marcado pelo uso de ripados dispostos de madeira a revelar movimento nas superfícies como portas de bufê e base de mesa de centro com tampo de vidro para destacar a obra, entre as opções de mobiliário proposto.

MULTIMÓVEIS

multimoveis-movelsul-eleone-prestes-3
Cozinha faz parte da linha da Multimóveis
multimoveis-movelsul-eleone-prestes-2
Camas intermediárias, Soninho e Nuvem, com altura para a criança acessar sozinha são para o período de transição entre o berço e a cama infantil
multimoveis-movelsul-eleone-prestes
Na parede, a paleta de cores da linha infantil que poderá ser usada em combinação com a madeira, na linha Retrô. Na foto acima, a proposta ousada da Multimóveis. A marca tem cuidado com as cômodas ao oferecer um sistema que permite afixar o móvel na parede. Uma pesquisa norte-americana indica que há muitos acidentes com crianças que usam as gavetas como escadas e acabam fazendo o móvel virar sobre elas

No estande da gaúcha Multimóveis, focada nas linhas para classes B e C, fizeram sucesso os lançamentos infantis das duas minicamas. A linha retrô, com proposta bicolor de ousada mistura com preto ofereceu mais uma proposta de décor. Mas a cozinha e os móveis complementares, junto com a linha exportação, completam o mix que tem também móveis planejados para as classes A e B. Há oito pessoas na engenharia de produto, de produção e formados em design, além de escritórios externos na criação dos produtos da marca.

FALKK

falkk-movelsul-eleone-prestes
Versão vários tons de cinza
falkk-movelsul-eleone-prestes-1
Home Theater da Falkk

Coleção Experience, da Falkk, da indústria Finger, de Sarandi, mostrou propostas em variações de cinza e suas combinações. A paleta cromática, com três novas cores batizadas de ágata, fazer e titânio, consistiu no ponto forte da proposta da grife que trouxe lançamentos em home theater na exposição realizada durante quatro dias na Serra Gaúcha.

HAIFA

haya-demolição-movelsul-eleone-prestes-1
Móveis de madeira de demolição vieram de Minas Gerais
haya-demolição-movelsul-eleone-prestes-2
Aparador Haifa com uma composição de madeiras
haya-demolição-movelsul-eleone-prestes
Móveis acessórios

Os móveis feitos de madeira de demolição estão representados neste mix de mobiliário da Movelsul por uma empresa de Minas Gerais, a Haifa. Madeira e metal escuro formam a linha quente de aparadores, cadeiras, mesas e outros móveis acessórios.

Otimismo

Resultado final da feira: foram 30.284 visitantes profissionais de 33 países. No penúltimo dia da exposição que contou com essas peças espalhadas pelo mix que contou com 246 expositores já estavam contabilizados 25.561 visitantes nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, dos previstos 30 mil, desempenho saudado pelos empresários que foi superado.

Nos dois grandes eventos que percorri recentemente, Expo Revestir e Movelsul, não se ouvia mais o discurso pessimista dos expositores comum em 2017. Na edição passada, a Movelsul teve um dia a mais do que a deste ano e, mesmo assim, o desempenho de visitação em 2018 não ficaria abaixo do anterior. Claro que o fechamento de fato dos negócios ocorre nas semanas seguintes pelas confirmações do interesse dos lojistas, mas este ano não havia espaço para derrotismo. O resultado deve ultrapassar os R$ 300 milhões projetados. Se até no número de expositores o balanço foi positivo, com 5% de empresas a mais em relação ao evento passado, a feira já abriu com perspectiva otimista.

Esta edição, como sempre promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), de sede nova localizada estrategicamente junto ao Parque de Eventos, reuniu produtos para as áreas de escritório, cozinha, dormitório, sala, jantar, área de serviço, banheiro, jardim e artigos como eletrodomésticos, tapetes e colchões, como os da Herval, que lançou também móveis, de olho no público jovem.

HERVAL

herval-movelsul-eleone-prestes
Herval lançou colchões e móveis
herval-movelsul-eleone-prestes-1
Estes móveis são lançamentos da Herval (Fotos Divulgação)
herval-mesasdeapoio-movelsul-eleone-prestes
Mesas de apoio da coleção nova
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Reforma antes e depois da transformação

A designer de interiores Karen Fanti resolveu a circulação para o filho...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *