Archathon: oportunidade para jovens arquitetos tem inscrições abertas no RS até 23 de outubro

Cozinha 2 Mundos, de Natália Prates, Aline Pires e Thiele Londero, ganhadoras do Archathon SC (foto Lio Simas)
Cozinha 2 Mundos, de Natália Prates, Aline Pires e Thiele Londero, ganhadoras do Archathon SC (foto Lio Simas)

Como o nome diz, trata-se de uma maratona de arquitetura. Explico tudo: Archathon é um grande​ ​​workshop​ ​Arch&Design​ ​das​ ​Américas que agora​ ​chega​ ​ao​ ​Rio​ ​Grande​ ​do​ ​Sul. Nesta edição, podem participar profissionais com até 5 anos de formados. O evento tem duração de 3 dias, com debate sobre temas como inovação, gestão e marketing para profissionais. No dia da maratona de criatividade, 90 profissionais têm menos de 24 horas para projetar um ambiente de CASACOR com os produtos dos patrocinadores do evento. Os autores do melhor projeto conquistam um ambiente da mostra gaúcha em 2018. Que tal? As inscrições​ ​estão abertas pelo​ ​site​ ​archathon.com.br​ ​até​ ​o​ ​dia​ ​23/10.

Outro ângulo da cozinha inspirada em Anita e Giuseppe Garibaldi que é o prêmio dos ganhadores da recente Archathon em Florianópolis
Outro ângulo da cozinha inspirada em Anita e Giuseppe Garibaldi que é o prêmio dos ganhadores da recente Archathon realizada em Florianópolis, da 3P Studio e Mais Arquitetura

Cada grupo terá um mentor. Estão confirmados Johnny​ ​Thomsen, Lídia​ ​Maciel, Luiz​ ​Sentinger e Sandro​ ​Jasnievez. No último dia, os participantes fazem uma apresentação de 5 minutos para a banca de mentores, que escolhe 12 finalistas. Em seguida, os finalistas apresentam o projeto elaborado para uma Comissão Julgadora, da qual eu tenho a honra de participar. Ao final, os jurados se reúnem e escolhem​ ​o​ ​grupo​ ​vencedor.

Archaton dia a dia:

No primeiro dia, ocorre o ArchaDay by Viva Decora, um momento reservado para informação de qualidade, no qual os participantes são instigados a refletir sobre temas atuais, com foco em inovação, gestão e marketing. Terá a presença das marcas Zen Design, Urban Arts, Creditas Reforma e a participação do Núcleo Grind. Neste dia, as marcas/lojas parceiras do Archathon revelam algumas dicas para os participantes, mas é somente na manhã do segundo dia que todos ficam sabendo qual será o grande desafio.

Iniciado o cronômetro, os grupos tem cerca de 14 horas para concluir a missão: elaborar o projeto de um dos ambientes de CASACOR Rio Grande do Sul 2018 com os produtos dos parceiros do evento. Durante o Archathon, várias surpresas e ativações vão animar a competição. Os participantes sempre contam com a ajuda de mentores, profissionais​ ​renomados​ ​do​ ​mercado.

No último dia, ocorre a apresentação aos mentores, os 12 finalistas e a escolha do vencedor pelos jurados.

Agenda

10/11/2017 | 18h30min às 22h | ArchaDay by VIVA DECORA PRO -​Palestras e um bate-papo​ ​com​ ​referências​ ​do​ ​mercado. Local:​ ​a​ ​definir  Evento​ ​gratuito​ ​e​ ​aberto​ ​ao​ ​público.  Inscrições​ ​pelo​ ​link:​ ​​http://bit.ly/archadayPOA

11/11/2017​ ​​ ​|​ ​8h​ ​às​ ​20h​ ​|​ ​​O​ ​grande​ ​desafio:​ ​a​ ​maratona​ ​criativa  Local:​ ​​ ​a​ ​definir  Inscrições​ ​pelo​ ​site:​ ​​www.archathon.com.br

12/11/2017​ ​​ ​​ ​|​ ​15h​ ​às​ ​19h​ ​|​​ ​Apresentações,​ ​julgamento​ ​e​ ​premiação Local:​ ​a​ ​definir

Por trás de tudo, está a Muuving, a grande plataforma de relacionamento comercial para Arquitetos e Designers e, desde 2015, apresenta um crescimento de 30% ao mês, com o objetivo de automatizar e integrar o relacionamento entre profissionais, marcas e clientes. Para atingir seus objetivos, a empresa foca em duas premissas: ferramentas, com o ArchaBox, um serviço digital para gestão de propostas e produtos para projetos, e experiências, com o Archathon, a grande            Maratona Arch&Design das Américas, que já ganhou prêmios e deu visibilidade a 10 jovens              escritórios​ ​de​ ​Arquitetura​ ​e​ ​Design.

CASACOR São Paulo

Ambiente na CASACOR São Paulo dos vencedores da Archathon do ano anterior, premiados este ano

Ambiente Café do Saber, na CASACOR São Paulo, dos vencedores da Archathon, inspirado no Jockey Club, com suas arquibancadas e paleta cromática (Fotos Divulgação)

Além da CASACOR SC aberta em Floripa, com o ambiente vencedor do Archathon deste ano (foto ao alto), quem visitou a CASACOR São Paulo 2017, teve a oportunidade de ver o projeto vencedor da mais recente edição da maratona (foto acima). Este ambiente, entre os 30 grupos que participaram do programa, foi selecionado por um time de especialistas como Roberto Negrette, Mario Figueiroa, Alexandre Sallas, Alexandre Cafcalas e Lourenço Gimenes. O grande vencedor foi a equipe Sopro, formada por Alan Freitas, Ana Dora e Breno Felisbino, autora do Café do Saber, um local de co-working, para sentar com seus computadores, carregar os celulares. A Archathon foi realizada no Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Gestão Urbana é tema de guia com lançamento no Instituto Ling

Nesta segunda-feira, dia 24 de julho, a partir das 19h, o arquiteto...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *