Abriu nesta terça, 15 de agosto, às 19h, no Santander Cultural, em Porto Alegre, a mostra Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira e se estende até 8 de outubro de 2017. A curadoria da exposição que explora a expressão de gênero e a diferença na arte brasileira por meio de um conjunto de obras que percorrem um arco histórico de meados do século 20 até a contemporaneidade é de Gaudêncio Fidelis.
A exposição reune cerca de 264 obras de 85 artistas brasileiros de diversas modalidades artísticas, provenientes de coleções públicas e privadas, igualmente representativas da diversidade estética e geracional da produção artística de diversas partes do país. Esta é a primeira exposição com uma abordagem exclusivamente queer já realizada no Brasil e também a primeira com essa envergadura na América Latina.
Queermuseu é um “museu provisório”, ficcional e metafórico, onde a inclusão é exercida para além dos parâmetros restritivos do cânone artístico, geralmente excludente e discricionário. Para essa plataforma curatorial, a escolha das obras foi realizada levando-se em conta os aspectos artísticos, culturais e históricos do objeto artístico, considerando sua realidade material e conceitual, tendo em vista assinalar sua contribuição para o espectador contemporâneo. Queermuseu busca promover a “descolonização” da forma artística avançando para uma abordagem sobre a expressão e identidade de gênero, deixando de lado a concepção de gênero como uma categoria binária. Esse caráter exploratório assume uma investigação cartográfica não tradicional dentro de uma estratégia assimétrica, com o objetivo de atravessar uma extensa variedade de problemas artísticos que dizem respeito às questões de gênero e sua diversidade sob uma perspectiva queer não normativa.
A contribuição de Queermuseu para uma história de exposições no contexto mundial se dará por juntar-se a um ainda restrito número de exposições sobre o assunto no contexto global. Essa exposição virá acompanhada de um extenso catálogo com abordagem crítica sobre os diversos aspectos da exposição, seu modelo curatorial e sobre a produção artística nela incluída em relação às discussões acerca do universo queer sob uma perspectiva artística de expressão de gênero, diversidade e diferença na atualidade.
Esta mostra é composta por obras de Adriana Varejão [Rio de Janeiro-RJ, 1964] Alair Gomes [Valença-RJ, 1921 – Rio de Janeiro-RJ, 1992] Alex Cerveny [São Paulo-SP, 1963] Alfredo Volpi [Itália,1896 – São Paulo-SP, 1988] Almandrade [São Felipe-BA,1953] Amorim [Curitiba-PR, 1989] Ana Flores [Porto Alegre-RS, 1962] Ana Norogrando [Cachoeira do Sul-RS, 1951] André Petry [Porto Alegre-RS, 1958] Angelina Agostini [Rio de Janeiro-RJ, 1888-1973] Antônio Augusto Bueno [Porto Alegre-RS, 1972] Antônio Caringi [Pelotas-RS, 1905-1981] Antonio Obá [Ceilândia-DF, 1983] Armando Queiroz [Belém-PA, 1968] AVAF [ASSUME VIVID ASTRO FOCUS] [Eli Sudbrack, Rio de Janeiro-RJ, 1968 e Christophe Hamaide-Pierson, Paris-França, 1973] Beatriz Dagnese [Nova Bassano-RS, 1954] Bia Leite [Brasília-DF, 1990] Cândido Portinari [Brodowski-SP, 1903 – Rio de Janeiro-RJ, 1962] Célio Braga [Guimarânia-MG, 1963] Christus Nóbrega [João Pessoa – PB, 1976] Cibele Vieira [Porto Alegre-RS, 1973] Cibelle Cavalli Bastos [São Paulo-SP, 1978] Cintia Ribas [Curitiba-PR, 1979] Clovis Graciano [Araras-SP, 1907 – São Paulo-SP, 1988] Constance Pinheiro [Curitiba-PR, 1982] Daniel Lie [São Paulo-SP, 1988] Danillo Villa [Echaporã-SP, 1969] Deyson Gilbert [São José do Egito-PE, 1985] Didonet Thomaz [Bento Gonçalves-RS, 1950] Dudi Maia Rosa [São Paulo-SP, 1946] Edgard De Souza [São Paulo-SP, 1962] Eduardo Cruz [Ilhéus-BA, 1943] Efigênia Rolim [Abre Campo-MG, 1931] Efrain Almeida [Boa Viagem-CE, 1964] Erika Verzutti [São Paulo-SP, 1971] Fabio Del Re [Porto Alegre-RS, 1970] Farnese De Andrade [Araguari-MG, 1926 – Rio de Janeiro-RJ, 1996] Felipe Scandelari [Curitiba-PR, 1981] Fernando Baril [Porto Alegre-RS, 1948] Fernando Bini [Rio das Antas-SC, 1946] Flávio Cerqueira [São Paulo-SP, 1983] Flávio De Carvalho [Amparo da Barra Mansa-RJ, 1899 – Valinhos-SP, 1973] Gilberto Perin [Guaporé-RS, 1953] Gilda Vogt [Rio de Janeiro-RJ, 1953] Guignard [Nova Friburgo-RJ, 1896 – Belo Horizonte-MG, 1962] Guttmann Bicho [Petrópolis-RJ, 1888-1955] Hudinilson Jr [São Paulo-SP, 1957 – 2013] João Faria Vianna [Porto Alegre-RS, 1905 – 1975] José Antônio Da Silva [Sales de Oliveira-SP, 1909 – São Paulo-SP, 1996] Juliana Burigo [Curitiba-PR, 1981] Kika Costa [Porto Alegre-RS, 1961] Leandro Machado [Porto Alegre-RS, 1970] Leonilson [Fortaleza-CE, 1957 – São Paulo-SP, 1993] Luiz Fernando Borges da Fonseca [Rio de Janeiro-RJ, 1948-1990] Luiz Henrique Schwanke [Joinville-SC, 1951 – 1992] Lygia Clark [Belo Horizonte-MG, 1920 – Rio de Janeiro-RJ, 1988] Marcos Chaves [Rio de Janeiro-RJ, 1961] Mário Röhnelt [Pelotas-RS, 1950] Maurício Bentes [Rio de Janeiro-RJ, 1958 – 2003] Maurício Ianês [Santos-SP, 1973] Milton Kurtz [Santa Maria-RS, 1951 – Porto Alegre-RS, 1996] Montez Magno [Timbaúba-PE, 1934] Nelson Boeira Faedrich [Porto Alegre-RS, 1912-1994] Nino Cais [São Paulo-SP, 1969] Odires Mlászho [Mandirituba-PR, 1960] Otto Sulzbach [Palmeira das Missões-RS, 1969] Paloma Bosquê [Garça-SP, 1982] Paulo Osir [São Paulo-SP, 1890-1959] Pedro Américo [Areia-PB, 1843 – Florença, Itália, 1905] Roberto Cidade [Caçapava do Sul-RS, 1939 – Torres-RS, 2011] Roberto Winter [São Paulo-SP, 1983] Rodolpho Parigi [São Paulo-SP, 1977] Rogério Nazari [Araranguá-SC, 1951] Romanita Disconzi [Santiago-RS, 1940] Sandra Cinto [Santo André-SP, 1968] Sandro Ka [Porto Alegre-RS, 1981] Sidney Amaral [São Paulo-SP, 1973-2017] Silvia Giordani [Porto Alegre-RS, 1970] Suzana Lobo [Curitiba-PR, 1944] Telmo Lanes [Porto Alegre-RS, 1955] Téti Waldraff [Sinimbú-RS, 1959] Thiago Martins De Melo [São Luís-MA, 1981] Tony Camargo [Paula Freitas-PR, 1979] Willian Santos [Curitiba-PR, 1985] Yuri Firmeza [São Paulo-SP, 1982]
Sobre o curador: Gaudêncio Fidelis (Gravataí, RS, 1965) é curador e historiador de arte, especializado em arte brasileira, moderna e contemporânea e arte das américas. É Mestre em Arte pela New York University (NYU) e Doutor em História da Arte pela State University of New York (SUNY), com a tese The Reception and Legibility of Brazilian Contemporary Art in the United States (1995-2005). Foi fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), em 1992. Foi curador do Ciclo Arte Brasileira Contemporânea do Instituto Estadual de Artes Visuais do RS do qual foi diretor de 1992 a 1993. Publicou os livros Dilemas da Matéria: Procedimento, Permanência e Conservação em Arte Contemporânea (MAC-RS, 2002), Uma História Concisa da Bienal do Mercosul (FBAVM, 2005), O Cheiro como Critério: em Direção a Uma Política Olfatória em Curadoria (Argos, 2015), entre outros. Foi Curador-adjunto da 5ª Bienal do Mercosul em 2005. É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico Brasileiro do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus e do Conselho do Museu Oscar Niemeyer (Curitiba-PR). Foi diretor do Museu de Arte do Rio Grande Sul (MARGS) de 2011 a 2014 e curador-chefe da 10a Bienal do Mercosul – Mensagens de uma Nova América em 2015.
O que: Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira
Onde: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1.028, Centro Histórico, Porto Alegre – RS, fone 51 3287.5500, e-mail scultura@santander.com.br, site santandercultural.com.br
Quando: de 16 de agosto a 8 de outubro de 2017 Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 11h às 19h. Não abre aos feriados