Como em um hotel de luxo contemporâneo, tudo tem estilo, limpeza, arte e design nesta suíte – com muito espaço e conforto integrados. Após a reforma que imprimiu nova proposta de lifestyle aos ambientes modificados, a Casa Araruama, no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, passou a contar este ano também com um spa na antiga área do quarto de hóspedes em um pavimento inferior, criando um novo circuito de bem-estar privativo.
Este é o trabalho mais recente, concluído em 2017 pelo escritório Ambidestro Arquitetura, de João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, dupla que imprimiu a sua identidade ao projeto, ao mesmo tempo atendendo aos desejos do proprietário, um advogado gaúcho renomado. Fascinado por hotéis e spas ao redor do mundo, o morador buscava conforto e praticidade em um refúgio quente, mas minimalista, “uma verdadeira experiência sensorial e espacial”.
Com área de 80 metros quadrados afetados pela mudança entre área íntima e de serviço, que levou seis meses para ser executada, a residência ganhou espaços fluidos e diversos da planta original convencional, conforme explicam os arquitetos:
– No setor íntimo, a antiga suíte máster, repleta dos tradicionais compartimentos como closet, banheiro, antessala e quarto foram totalmente integrados transformando-se de um espaço amplo e completamente integrado. Um reforço estrutural metálico especial teve de ser feito para tal intervenção, gerando um belo desafio arquitetônico e estrutural. A ideia do projeto era trabalhar com o cenário de um quarto de hotel conceito. Onde todas funções do espaço estivessem integradas, abertas e dentro de um mesmo elemento.
Um bloco multifuncional no centro do espaço reúne armários, bancada, banheiro, spa e chuveiro. Assim, foi alcançado o intuito de quebrar os paradigmas, assim como as barreiras e as definições de cada espaço de uma planta convencional. Assim, foram deixados “totalmente integrados como um circuito inspirado na rotina do cliente”, conforme os autores.
Detalhes do spa, uma caverna contemporânea para relaxar
As funções e a localização da área (no subsolo da casa) trouxeram a inspiração para a dupla de arquitetos criar o spa: uma gruta. Sauna, banho termal, área de relaxamento e lounge compõem a caverna contemporânea. Paredes e forro são revestidos com um efeito cimentício especial, transformando a sauna no protagonista, uma caixa onde existe uma paginação de placas de madeira de piso teto e forro que encontram-se entre si.
(Fotos shooting: Vinicius Pedrollo)