Lifestyle e privacidade: área íntima integrada e spa

Suíte projetada pelo escritório de arquitetura Ambidestro

Como em um hotel de luxo contemporâneo, tudo tem estilo, limpeza, arte e design nesta suíte – com muito espaço e conforto integrados. Após a reforma que imprimiu nova proposta de lifestyle aos ambientes modificados, a Casa Araruama, no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, passou a contar este ano também com um spa na antiga área do quarto de hóspedes em um pavimento inferior, criando um novo circuito de bem-estar privativo.

Spa projetado na área do antigo quarto de hóspedes
Spa com sauna projetado pelo Ambidestro na área com 15 metros quadrados do antigo quarto de hóspedes

Este é o trabalho mais recente, concluído em 2017 pelo escritório Ambidestro Arquitetura, de João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon, dupla que imprimiu a sua identidade ao projeto, ao mesmo tempo atendendo aos desejos do proprietário, um advogado gaúcho renomado. Fascinado por hotéis e spas ao redor do mundo, o morador buscava conforto e praticidade em um refúgio quente, mas minimalista, “uma verdadeira experiência sensorial e espacial”.

Com área de 80 metros quadrados afetados pela mudança entre área íntima e de serviço, que levou seis meses para ser executada, a residência ganhou espaços fluidos e diversos da planta original convencional, conforme explicam os arquitetos:

– No setor íntimo, a antiga suíte máster, repleta dos tradicionais compartimentos como closet, banheiro, antessala e quarto foram totalmente integrados transformando-se de um espaço amplo e completamente integrado. Um reforço estrutural metálico especial teve de ser feito para tal intervenção, gerando um belo desafio arquitetônico e estrutural. A ideia do projeto era trabalhar com o cenário de um quarto de hotel conceito. Onde todas funções do espaço estivessem integradas, abertas e dentro de um mesmo elemento.

Bloco concentra várias funções no centro da área da suíte
Bloco concentra várias funções no centro da área da suíte
Ambidestro - corredor da suíte
Observe a sequência de painéis em carvalho, valorizada pela iluminação indireta e as placas iluminadas. Outro detalhe: cavas em madeira com fundos revestidos em inox

Um bloco multifuncional no centro do espaço reúne armários, bancada, banheiro, spa e chuveiro. Assim, foi alcançado o intuito de quebrar os paradigmas, assim como as barreiras e as definições de cada espaço de uma planta convencional. Assim, foram deixados “totalmente integrados como um circuito inspirado na rotina do cliente”, conforme os autores.

Cama desenhada pelos arquitetos da Ambidestro
Cama desenhada pelos arquitetos em sistema estilo italiano, com uma base em couro que avança na frente do colchão, gerando nessa continuidade estofada uma espécie de recamier com encosto composto por rolos com uma prática altura menor que a do leito
Ambidestro - cama de casall
Obra de arte disposta de maneira não convencional é uma criação da artista visual gaúcha Claudia Barbisan, falecida recentemente
Ambidestro suíte master
Visão diurna da suíte master

Detalhes do spa, uma caverna contemporânea para relaxar

As funções e a localização da área (no subsolo da casa) trouxeram a inspiração para a dupla de arquitetos criar o spa: uma gruta. Sauna, banho termal, área de relaxamento e lounge compõem a caverna contemporânea. Paredes e forro são revestidos com um efeito cimentício especial, transformando a sauna no  protagonista, uma caixa onde existe uma paginação de placas de madeira de piso teto e forro que encontram-se entre si.

Ambidestro - spa
Sauna, uma caixa com paginação de madeira de encaixes perfeitos valorizados pela iluminação dramática
Ambidestro - spa - detalhe
Chuveiro ao fundo, na área de spa, que se transformou na preferida do dono da casa, um refúgio para relaxar e esquecer as tensões da vida cotidiana

 

 

(Fotos shooting: Vinicius Pedrollo)

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Produtos brasileiros na Maison&Objet

A ABUP – Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, em...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *