Ambiente “As rosas falam” na CASACOR São Paulo reflete, além do feminino, também a sensibilidade e a gentileza peculiares do arquiteto Marcelo Salum. Ao homenagear a força e a delicadeza das mulheres com a beleza das rosas e da arte – tanto as artes visuais quanto a arte de criar espaços que acolhem – Salum conecta o romantismo de Cartola à sua proposta de vida contemporânea com alma. O ambiente Duratex, patrocinadora oficial da mostra, pela mão de Salum propõe usos de diversos de cores e materiais e misturas que só quem desenha ambientes que falam ao coração consegue realizar com maestria.
lObra de Mai-Britt Wolthers protagoniza o estar cor-de-rosa
Vale ressaltar que, alinhado com uma forte conexão com a proporção áurea, que guiou por muito tempo as construções e que pode ter relação com padrões encontrados na natureza, como a forma de distribuição das pétalas das flores, Salum faz alusão às rosas como representantes desta proporção.
– Desde pequeno sempre tive muita conexão com as mulheres, com a força do lado feminino do ser que em aparência pode ser delicado, mas em essência é extremamente poderoso. A mulher é o sexo forte. Esse espaço é uma homenagem a todas as mulheres que muitas vezes não ocupam o seu lugar devido nesse mundo ainda tão patriarcal. Um espaço que reverência o feminino, a mãe que habita em todos nós.”
Materiais e lançamentos
No coração deste cenário, os painéis Duratex desempenham um papel fundamental, onde a padrão Bétula, da linha Thera que faz parte do portfólio da coleção Harmonia, lançada este ano, envolve a maior parte do espaço como uma pétala que abraça o piso, parede e teto. Para o piso, o produto foi especialmente adaptado para a ocasião, e transporta os visitantes para um novo universo.
Os padrões da Coleção Harmonia, Blush e Azul Profundo, juntamente com o Ocre Solar, emprestam sua paleta de cores autênticas e envolventes, adicionando camadas de serenidade e aconchego ao ambiente. Da cozinha à sala de estar, do quarto à varanda, cada espaço é cuidadosamente revestido com a excelência e inovação que caracterizam os produtos Duratex. A coleção Harmonia, em especial, une equilíbrio, paz e natureza, elementos encontrados na contemplação das flores e na essência do feminino.
A Celmar Móveis, em parceria com a DURATEX, executou excelentemente o espaço de marcenaria, utilizando MDF exclusivo. Líder Interiores destaca-se com lançamentos assinados por designers renomados, como o Estúdio Fresa, marca entre os arquitetos Marcelo Salum e Frederico Cruz – responsáveis pelo desenho da cama do espaço. Móveis de bambu e palha da Alex Cerello adicionam elegância, enquanto tapetes da By Kamy complementam o ambiente. O escritório se destaca pela utilização de mobiliário de antiquariato, representado pela Galeria Teo, que oferece uma variedade de móveis de diferentes décadas e estilos, reforçando o conceito do espaço.
Paisagismo e arte
O paisagismo de Monica Costa, tanto interno quanto externo, convida os visitantes a contemplarem um jardim de rosas, enquanto os arranjos delicados da Aline Matsumoto permeiam o ambiente com delicadeza. No banheiro, são encontradas novidades da marca Ceusa, da Dexco, com a coleção Italian Days de revestimentos cerâmicos, criada em colaboração com a marca SOUQ, de Traudi Guida. Cada detalhe dos nossos espaços é cuidadosamente planejado para imergir os visitantes na narrativa. As obras de arte e peças decorativas desempenham um papel fundamental nessa história.
A Galeria André contribui com esculturas estrategicamente posicionadas, enquanto a Galeria Millan e a artista Mariana Palma enriquecem o ambiente com obras em voil e criações em lápis e aquarela, dispostas na cozinha equipada com eletrodomésticos modernos da Crissair.
A arte é evidente em todos os detalhes, graças à colaboração de renomadas galerias e artistas. Destacam-se as fotografias de Guilherme Licurgo da série “Desert Flower” e as pinturas de Paulo Von Poser. A Galeria Eduardo Fernandes enriqueceu a sala de estar principal com obras de Mai-Britt Wolthers e Rosana Nada, além de uma peça de Bruno Passos. A seleção inclui ainda trabalhos de artistas como Carolina Kasting, Elizabeth Jobim, Célia Euvaldo e a intrigante obra “Vestido” (2010) de Nazareth Pacheco, cortesia da Galeria Lume. Outras contribuições notáveis incluem uma escultura de Monica Piloni da Galeria Zipper, cores e bordados de Mucki Botkay, e obras irreverentes de Gustavo Von Ha. A artista Claudia Liz criou um conjunto de retratos exclusivamente para a mostra, enquanto as fotografias de Denilson Machado e Salvador Cordaro foram produzidas em um ensaio temático. Completando a ambientação, a Pangea Home Decor e a 6F Decorações forneceram peças decorativas cheias de significado.
Todas as louças e metais são fornecidos pela Deca, parceira oficial da CASACOR, enquanto os espelhos do banheiro e áreas de circulação são cortesia da Ladeira Martins. A Casa Riachuelo contribuiu com artigos de banho e decoração, e a Quen Books selecionou e forneceu todos os livros disponíveis no ambiente. A iluminação foi projetada pela Lucenera, que também desenvolveu as luminárias técnicas, e as peças decorativas são da Cris Bertolucci, com destaque para o lançamento da marca, o pendente Tulipa. As cortinas sob medida foram feitas pela Uniflex, a RF Áudio e Vídeo cuidaram da sonorização, e a Alarmbr instalou o sistema de vigilância.
“O espaço Duratex na CASACOR São Paulo 2024 é uma celebração da beleza, harmonia e força que residem na delicadeza das rosas e no feminino que habita em todos nós. Essa união é elevada pelos produtos da marca cuidadosamente escolhidos pelo time em parceria com o excelente arquiteto que é Marcelo Salum”, finaliza Patrícia Cisternas, gerente de Marketing da Duratex.
Sobre Marcelo Salum
Formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sua primeiraparticipação em CASACOR foi em 2002, na edição de Florianópolis. De lá para cá, coleciona inúmeras participações no evento, inclusive na edição paulistana, além de projetos não apenasno Brasil, mas também em outros países, como Estados Unidos. Seus clientes frequentemente o procuram interessadas neste universo que cria, onde a diversidade de objetos reunidos é atônica. A mistura de elementos, cores e texturas tem um resultado harmônico e empresta personalidade à decoração. A cor é marcante em seus trabalhos e o excesso, longe de ser um caos de informação, segue uma dinâmica bem própria em cada projeto, em cada história e cada vida.