Primeiro apartamento: cozinha inseparável

Sabe-se que cozinha integrada com ambientes de jantar e estar é solução para garantir o convívio de quem prepara os alimentos com a família e os amigos. Neste caso, o dono da casa é um chef, o que acabou determinando a obrigatoriedade da intervenção na planta para não separar o casal
Sabe-se que cozinha integrada com ambientes de jantar e estar é solução para garantir o convívio de quem prepara os alimentos com a família e os amigos. Neste caso, o dono da casa é um chef, o que acabou determinando a obrigatoriedade da intervenção na planta para não separar o casal (Fotos Eduardo Liotti, divulgação)

Passar longe dos clichês consiste em uma característica de escritórios de arquitetura cuja assinatura encontramos em projetos de qualidade. Neste caso, trata-se do NV Arquitetura, que projetou “um lugar feliz para começar a vida a dois”, conforme define a arquiteta Emília Bagesteiro Riegel.

O escritório NV Arquitetura, equipe 100% feminina, criou um projeto de área social a partir da abertura da cozinha, com resultado personalizado para o primeiro endereço de um casal
O escritório NV Arquitetura criou o projeto de área social a partir da abertura da cozinha, com resultado personalizado para o primeiro endereço de um casal. Servir na bancada ou no ambiente de jantar eis a questão

O apartamento de um jovem casal tem como contraponto um toque de tradição em meio a peças de design, mobiliário sob medida desenhado pelo escritório e materiais de qualidade nos revestimentos. Tudo para ajustar a planta e o estilo dos ambientes para um chef e sua esposa.

Primeiro apartamento projetado por NV Arquitetura: vista do jantar

– Um apartamento confortável e com uma pegada clássica para um casal jovem, mas de uma vivência e cultura que dão conteúdo ao projeto; tudo é voltado para o bem estar dos dois, seus gostos e modo de vida – resume Emília.

Mapa do paladar

Norteou a planta da área social deste apartamento a abertura da cozinha, originalmente muito pequena para o uso que o casal faria dela, tendo em vista “as vocações do lugar e as necessidades do cliente”.

Harmonia entre os materiais e seus tons

Harmonia entre os materiais e seus tons         Neste caso, o espaço de qualidade para o chef dono da casa, que naturalmente adora cozinhar, levou à escolha do piso, Pietra di Firenze Nude 60×120, dentro da paleta de cores integrada à proposta natural que norteia o projeto.

Vista do lado interno da cozinha
Vista do lado interno da cozinha

– Escolhemos o material pela confiança que temos nos produtos da Portobello e pela estética da peça que vinha ao encontro da nossa proposta – diz a arquiteta Emília, que admite ser a definição da paleta de cores “decorrência dos materiais e das escolhas feitas ao longo do processo”.

Observe o detalhamento do mobiliário desenhado pelo NV, inclusive com iluminação pontual que faz toda a diferença no visual e conta pontos na praticidade de uso

Observe o detalhamento do mobiliário desenhado pelo NV, inclusive com iluminação pontual que faz toda a diferença no visual e conta pontos na praticidade de usoBancada da cozinha

No prédio novo, em uma área nobre da cidade, o apartamento compacto atenderia às necessidades dos proprietários com pontual intervenção na planta.

Toda a área social tem conexão visual pelo menos com a bancada da cozinha
Toda a área social tem conexão visual pelo menos com a bancada da cozinha

– O projeto original foi alterado abrindo a cozinha, que era bastante pequena, para dar mais qualidade ao espaço – conclui a arquiteta.

Olho clínico

“Um jovem casal na idade, não em experiências”, como os descreve a arquiteta Emília, são “clientes que valorizam design e qualidade: ela, estudante de Arquitetura e cliente do escritório NV desde menina, escolheu peças como as poltronas Paulistano, um clássico de 1957 por Paulo Mendes da Rocha, e os dois amaram a mesa Pantográfica e a luminária Ovo (ambos) da Faro Design”.

Mesa Pantográfica dá um toque especial no estar
Mesa Pantográfica dá um toque especial no estar

A luminária Ovo tem uma sequência de lâmpadas na criação de Ilse Lang, da Faro Design

A luminária Ovo tem uma sequência de lâmpadas na criação de Ilse Lang, da Faro Design        Ao observar com atenção o desenho dos móveis sob medida e as escolhas de design encontramos uma riqueza de materiais que transita desde a palhinha das cadeiras até o couro das Paulistano e o tecido alvo dos estofados que contribui com a atmosfera fluida.

Vista panorâmica a partir da cozinha
Vista panorâmica a partir da cozinha
Luminária contemporânea pendente de Ilse Lang e as icônicas poltronas Paulistano, criação com mais de 60 anos pelo mestre Paulo Mendes da Rocha estão entre os contrapontos
Luminária contemporânea pendente de Ilse Lang (acima) e as icônicas poltronas Paulistano (abaixo), criação com mais de 60 anos pelo mestre Paulo Mendes da Rocha estão entre os contrapontos

Recanto com cadeira e mesa de design em projeto de NV Arquitetura

Criação natural

Como a arquiteta Emília diz, os projetos do escritório são “muito personalizados” e o resultado transmite a mesma naturalidade com que são tratados dentro da empresa. Com as iniciais da fundadora, Nivia Vittore, o NV nasceu em 1983, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas atua onde os clientes levam a equipe a trabalhar.

NV Arquitetura: Sentadas, da esquerda para a direita: Nivia Maria Schamann Vittore e Fernanda Maitelli Locks. Em pé, da esquerda para a direita: Eduarda Junker Cardoso, Paula Fleck Killing, Emília Bagesteiro Riegel e Daiane Cristina R. Müller

NV Arquitetura, equipe 100% feminina: Sentadas, da esquerda para a direita: Nivia Maria Schamann Vittore e Fernanda Maitelli Locks. Em pé, da esquerda para a direita: Eduarda Junker Cardoso, Paula Fleck Killing, Emília Bagesteiro Riegel e Daiane Cristina R. Müller (Fotos Bernardo Möller, divulgação)        Emília logo entrou para a empresa da qual, em 2002, passaria a ser sócia. Hoje, a equipe formada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), tem na arquiteta Fernanda Locks como o ”braço direito”, conforme Emília, que menciona ainda a arquiteta Daiane e duas colaboradoras, Paula e Eduarda.

Equipe do escritório NV Arquitetura

–  Nos envolvemos com os projetos de forma bastante natural, de acordo com a disponibilidade de cada uma no momento, mas sempre criamos juntas – diz Emília, que admite admirar muitos arquitetos, entre renomados e desconhecidos, mas, elegante, prefere não nominar ninguém.

 

Créditos das fotos: As fotos dos ambientes são do Eduardo Liotti, divulgação e as fotos da equipe são de Bernardo Möller, divulgação.

 

Esta reportagem está publicada no site Archtrends da Portobello https://archtrends.com/blog/cozinha-integrada-nv-arquitetura/

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Fotografia de Tonico Alvares mostra abstrações da natureza

Exposição Maraú, Brasil, de Tonico Alvares, abre sábado, dia 30 de novembro,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *