Salone del Mobile 2020: beleza sustentável

Fachada da Salone Satellite de 2019 (foto Studio Prestes/EleonePrestes))
Fachada da Salone Satellite de 2019 (foto Studio Prestes/EleonePrestes)

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano será realizada de 21 a 26 de abril na Fiera Milano, em Rho, nos arredores de Milano. Todos os anos o Salone divulga um Norte, mais do que prático, filosófico, daquele ano. Em 2020, conforme a Press Preview desta semana em Milão, ressaltam que inventar diferentes tipos de design a cada ano, experimentar todos os tipos de harmonia de formas, moldar o material “certo” e alcançar um alto grau de sustentabilidade são todos uma busca por Beauty, a palavra que marca sua estreia no Manifesto deste ano. Vale ressaltar que este ano tem EuroCucina, com mobiliário, ambientes e eletrodomésticos para cozinha inteligentes no FTK (Technology For the Kitchen)  e International Bathroom Exhibition. 

— A edição 2020 do Salone del Mobile.Milano testemunhará as estratégias éticas e virtuosas das empresas de móveis. O que precisamos agora é de uma abordagem ética do design que possa reforçar a busca de soluções o mais sustentáveis ​​possível em um contexto global e um foco crescente nas demandas das próximas gerações, que estão mais interessadas do que nunca no valor intrínseco do que eles compram para seus ambientes doméstico e de trabalho — diz Claudio Luti, presidente do Salone del Mobile.

Emanuele Orsini, presidente da Federlegno Arredo Eventi, pediu aos políticos e às instituições que apoiem as empresas por meio de uma transição, dizendo que “O Salone agora se tornou uma verdadeira“ instituição ”e, como tal, é o prenúncio de um futuro em que desenvolvimento, inovação e sustentabilidade trabalharão juntos – promovendo a Beleza em seu sentido mais amplo, em uma palavra. Acrescentou que “Devo dizer que muitas empresas do setor já embarcaram no caminho da economia circular, e os números confirmam  isso: 72% investiram na reutilização de materiais recicláveis, 44% usam produtos reciclados, 67% são comprometidos com a correção dos procedimentos de descarte no fim da vida útil, 49% são para economia de energia e 37% para o uso de energias renováveis ​​”.

Salões dentro do Salone

Il Salone Internazionale del Mobile, il Salone Internazionale del Complemento d’Arredo e Workplace3.0

Os eventos de 2020 reunirão mais de 2.200 expositores e 600 jovens designers com menos de 35 anos. O Salone Internazionale del Mobile, o Salone Internazionale del Complemento d’Arredo e Workplace3.0  irão xplorar muitos caminhos estéticos, apresentando produtos personalizáveis ​​de qualidade e bem pesquisados, cada vez mais possíveis por processos sustentáveis ​​em todas as etapas.

EuroCucina

Respondendo ao desafio de fornecer uma resposta adequada às mudanças na estrutura social atual, a EuroCucina seguirá os passos do Workplace3.0 e, embora principalmente baseada nos pavilhões tradicionais, também adotará um formato expositivo estendido que inclui o Salone Internazionale del Mobile e S.Project, ressaltando a maneira como esse espaço está evoluindo e se tornando cada vez mais incorporado nas salas de estar. A FTK (Tecnologia para a Cozinha) oferecerá um vislumbre do futuro, com novos tipos de eletrodomésticos marcando uma mudança radical no mundo dos eletrodomésticos embutidos em favor de cozinhas inteligentes eficientes, eficazes e sustentáveis.

A International Bathroom Exhibition também canalizará a responsabilidade, apresentando soluções de vanguarda voltadas para a otimização do consumo de água e energia no banheiro. Após sua estréia e sucesso em 2019, a S.Project, a exposição dedicada a produtos de design e projetos de design de interiores decorativos e técnicos, estará de volta; suas palavras-chave são visão, evolução e tecnologia, além de cortes transversais e multissetoriais. Uma perspectiva original e um formato de exibição fluido e transversal, refletindo o novo mercado e as demandas da sociedade.

Salone Satellite

O tema do Salone Satellite deste ano é Projetar para nossos próprios futuros / Progettare per i nostri domani. Esta edição convidará a reflexão sobre o design inclusivo que promove autonomia, conforto, movimento, facilidade de uso, interação e segurança para todos.

Palazzo Reale

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano se aventurará novamente além dos limites do recinto de feiras, na cidade de Milão: de 21 de abril a 3 de maio, uma instalação audiovisual monumental específica para o local será apresentada na Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale, com foco nos 10 valores estabelecidos no Manifesto, que sempre fizeram parte integrante do DNA do evento. Serão exibidos 10 filmes dos 10 principais cineastas italianos.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Energia solar: filme fotovoltaico é a novidade

Filmes solares para geração de energia consistem na solução para quem quer...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *