Origem de cervejas famosas, a Bélgica contribuiu com paleta cromática e estilo para o Pale Beer House. O projeto arquitetônico do novo pub aberto este mês em Caxias do Sul, obra do arquiteto Saymon Dall Alba, revela a inspiração na arquitetura e na cultura da Bélgica transpostas para espaço voltado para a frente do Monumento ao Imigrante, ponto turístico da cidade da Serra gaúcha.
O arquiteto se apropriou das cores da bandeira da Bélgica e de elementos tradicionais das construções de cidades como Bruxelas para dar ao ambiente aparência industrial. São 330 metros quadrados em dois andares, com área externa, deck e mezanino. Para compor a proposta, o mobiliário especificado por Saymon Dall Alba foi todo fabricado pela caxiense Kevi Móveis.
De acordo com os proprietários, os sócios Patrick Menezes Staehler e Leandro Antonio Indicatti, a inspiração no país europeu para o pub é por conta da Bélgica ser um dos países com as melhores cervejas do mundo e origem de diversos estilos da bebida. Os empreenderores investiram R$ 800 mil, gerando 21 empregos diretos.
A principal atração do pub, a cerveja, recebe destaque na operação: são 10 torneiras, sendo uma da cerveja belga Delirium, considerada a melhor do mundo, e as outras com as marcas nacionais Altenbrück, Imaculada, Ordeo e Stier. Há ainda 30 estilos de cerveja belga em long neck e 15 drinks diferentes.
Claro que, além da cerveja e da arquitetura, a gastronomia teve cuidado especial, com um cardápio inspirado na culinária belga. Alan Pedro Cobbett é o chef responsável, trazendo os waffles, delícias típicas da Bélgica, permeando todo o cardápio. Outros elementos que fazem a gastronomia belga ser reconhecida internacionalmente também estão incluídos, como batatas fritas em cones e chocolate com inspiração na receita belga.
O Pale Beer House fica na BR 116, 19.055 (em frente ao Monumento ao Imigrante). O horário de atendimento é das 17h à meia-noite, de terças-feiras a quintas-feiras, sendo que nas sextas-feiras e sábados, será das 17h à 1h.