Maison & Objet: Claudia Schiffer lançará coleção com Vista Alegre e Bordallo Pinheiro

Claudia Schiffer fará parceria com Vista Alegre e Bordallo Pinheiro que será mostrada na Maison & Objet de janeiro de 2020 (foto Divulgação)
Claudia Schiffer fará parceria com Vista Alegre e Bordallo Pinheiro que será mostrada na Maison & Objet de janeiro de 2020

Para comemorar os 195 anos de Vista Alegre e os 135 de Bordallo Pinheiro, as marcas, referências internacionais em produção de porcelana e cerâmica, se uniram ao ícone global de moda Claudia Schiffer para criar uma coleção exclusiva. O lançamento será apresentado ao público em janeiro de 2020 na Maison & Objet, em Paris, uma das principais feiras mundiais do setor de decoração e lifestyle. A primeira edição do ano da feira será realizada de 17 a 21 de janeiro com o tema (Re) Generation, com inspiração nas gerações Y e Z.

Ávida colecionadora de arte e admiradora de design, Claudia Schiffer sempre esteve envolvida com esse universo. Em entrevista com publicações de renome internacional, como Vogue e Architectural Digest, a modelo assumiu sua paixão e contou sobre os detalhes da decoração de suas casas no Reino Unido, que sempre contaram com itens das grifes.

– Há anos coleciono cerâmica Bordallo Pinheiro. Estou muito entusiasmada em poder materializar as minhas ideias e em desenvolver uma coleção em colaboração com as equipes de ambas as marcas. Mal posso esperar para ver o produto final em minha casa! – diz Claudia.

A colaboração com a modelo alemã reforça o posicionamento de excelência da Vista Alegre e Bordallo Pinheiro e reafirma seus trabalhos com grandes nomes da moda. Em outros momentos, as marcas já firmaram colaborações com grifes como a Maison Christian Lacroix e Oscar de la Renta.

– A parceria com Claudia Schiffer será uma importante contribuição para a afirmação internacional das duas marcas portuguesas como referências globais em design. Acima de tudo é uma honra enorme ter um ícone de renome mundial como Claudia Schiffer colaborando com as nossas marcas – diz Nuno Barra, membro do conselho de administração da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro.

Vista Alegre
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro, em Portugal. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Marcel Wanders, Jaime Hayon, Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Karim Rashid, Carsten Gollnick, Brunno Jahara, Chicô Gouvêa, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta E Piñeda Covalin são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. A marca fornece ainda as louças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

Bordallo Pinheiro
A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884 com o propósito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica, cruzando-as com a modernidade de diversos estilos que anunciavam o futuro e com a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção em série de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.
A aquisição da empresa por parte da Visabeira Indústria, em 2009, resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de grande notoriedade artística que se faz parte do património cultural nacional.
Utilizando ainda muitas das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje com a recuperação do rico e vasto legado bordalliano e, seguindo o mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação aos artistas de renome da atualidade e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Patrício Farias no Instituto Ling

Até 18 de novembro, Explosão Fixa, com 19 obras dos 40 anos de carreira do pernambucano José...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *