DŌ – A Caminho da Serenidade é a mostra sobre a prática da Ikebana com abertura dia 29 de junho e duração até 4 de agosto no centro cultural Japan House, em São Paulo. A programação inclui palestras e workshops sobre essa importante manifestação cultural japonesa, a arte de montar arranjos com plantas. As crianças também terão programação especial durante as férias de julho.
Realizada em parceria com a Associação de Ikebana do Brasil, a mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que retratam detalhes desta filosofia também conhecida como Kado, – literalmente ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).
Trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, a arte da Ikebana está diretamente ligada a outras tradições englobadas pela filosofia DŌ, como Chado (Chá), Kodo (Incenso) e Budô (artes marciais), entre outras. Repleta de simbolismos que tem como ponto principal o céu, a terra e a humanidade, sua composição harmônica reúne, em um só arranjo, ritmo, cor e linearidade. Diz-se que o ato de deixar uma flor na vertical ao montar um arranjo, remonta à antiga crença de que os deuses descem à Terra por intermédio desta flor, que está de pé.
Durante os séculos, essa cultura absorveu diferentes influências e ganhou novos espaços e usos, que vão além dos tradicionais rituais, dando origem a variados estilos de Ikebana, integrando atos que fazem parte do espírito omotenashi de acolhimento, como o fato de colher a mais bela flor do jardim para ofertar a uma visita recebida em casa. Com curadoria de Erisson Thompson de Lima Junior, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, a exposição busca disseminar a prática cotidiana desta arte, apresentando semanalmente ao público dez novos e diferentes arranjos, sempre respeitando o ciclo de sazonalidade da natureza.
No total serão 50 arranjos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador. Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa: às terças-feiras (09, 16, 23 e 30/07), às 11h. E todas as quartas, quintas e sextas-feiras (às 16h e 18h), uma série de conversas com especialistas sobre o tema, complementa o conteúdo.
Para despertar a sensibilidade infantil frente à esta arte, foram programados também workshops especiais onde as crianças terão aulas sobre o que é Ikebana com a professora Kazue Takada e, juntos com ela, desenvolverão um arranjo com flores em garrafa pet. As aulas serão realizadas nos dias 20 e 31 de julho de 2019, às 14h e às 16h30. Serão 20 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção do centro cultural.
O que: DŌ – A Caminho da Serenidade
Quando: de 29 de junho a 4 de agosto de 2019
Onde: pavimento térreo da Japan House: Avenida Paulista, 52, São Paulo
Apresentações sobre a arte da Ikebana
Quartas-feiras – 03, 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019
Quintas-feiras – 04,11,18,25 de julho e 01 de agosto de 2019
Sextas-feiras – 05, 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto de 2019
Sempre em duas sessões, às 16h e 18h
Participação Gratuita
Demonstrações de Ikebana: Montagem de arranjos
Dias 09, 16, 23 e 30 de julho de 2019, às 11h
Participação Gratuita
Workshop: Ikebana para Crianças
Dias 20 e 31 de julho de 2019 com sessões às 14h e às 16h30
Duração: 1h
Participação Gratuita
Professora: Kazue Takada
Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção (20 vagas por sessão).
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/
Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo (JHSP)
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes.