O nome da exposição aguça a curiosidade: Roupas Para Não Vestir. Com obras de Cristina Rosa feitas de papel em tamanho natural com texturas de cobras, sapos, baratas e aranhas, as roupas são de botões, rendas, brinquedos e flores.
A mostra, com curadoria de Carlos Wladimirsky, se estende desde a abertura, dia 11 de junho, às 19h, na Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CCCEV (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico), com uma performance com o ator Elison Couto, coreografada por Carlota Albuquerque, até 12 de julho.
– São vestimentas escultóricas que convidam o expectador a vestir o repertório de nosso inconsciente, habitado por brincadeiras infantis, signos arquetípicos, fobias, sexualidade ou medos – explica a artista.
A temática feminina é presença forte nas reinterpretações e construções de identidade da artista, como aconteceu nas mostras Mulheres da Vida (2008) e Corpo Pele da Alma (2015), quando apresentou mais de 40 mini-esculturas em formato de roupas escultóricas suspensas no Centro Cultural Erico Verissimo.
– Cristina transgride o significado do verbo vestir. Corpo, roupa, pintura e escultura se mesclam em um drama inconsciente transpassando nossas peles, revelando realidades arquetípicas de nossa realidade social e emocional. Nossa nudez simbólica é exposta de uma forma poética e dramática. Suas obras evocam sempre o feminino e o figurativo – diz o artista e curador Carlos Wladimirsky.
SERVIÇO
O que: exposição ROUPAS PARA NÃO VESTIR, da Cristina Rosa
Onde: Sala Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo – CCCEV (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico)
Quando: 11 de junho (terça-feira), às 19h. Visitação de 12 de junho a 12 de julho, das 10 às 19h, de terça a sexta feira. Sábados, das 11h às 18h