Design de pedra: Rodrigo Ohtake assina espaço da Qualitá na Expo Revestir

O arquiteto e designer Rodrigo Ohtake irá contar a história das rochas brasileiras no espaço da Qualitá na Expo Revestir 2019, que vai desta terça até sexta-feira no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Assim, a marca faz a sua estreia na maior feira de revestimentos da América Latina, em área de  100m². Serão seis lançamentos entre mármores, quartzitos, granitos e crystal apresentados com o traço de Ohtake a partir de um contraste entre peso e leveza, com formas curvas e retas. A proposta pretende atrair o visitante como ponto de encontro para contemplação e descanso.

Entre as peças, bancos formados por 124 chapas empilhadas de granitos White Ice e Splendour Gold e do quartzito Exclusive White. Uma mesa de três toneladas, feita a partir de um bloco maciço de mármore Lanzarote esculpido, desafia a gravidade ao contar com a base apenas em uma de suas pontas. Acima dela, um pendente translúcido em Crystal Baltoro recebeu um desenho orgânico e assimétrico. Somado a isso, a paginação feita em granito Riviera no piso e parede forma desenhos lúdicos e promove efeitos tridimensionais, ressaltando um projeto que explora a singularidade, elegância e a qualidade das pedras.

As peças expostas demonstram a capacidade criativa e inovadora de criar propostas diferentes a partir de uma mesma matéria-prima, evidenciando a brutalidade do material e a tecnologia utilizada. “O processo de trabalho foi fácil, pois a qualidade das pedras é surpreendente e os equipamentos e a mão de obra tornam qualquer produto factível. O peso foi um desafio, mas dele veio a solução do mobiliário, que somente foi possível com a densidade do material”, afirma Rodrigo Ohtake.

Sobre as pedras

Baltoro: Graças à grande quantidade de cristais em sua composição, o crystal tem um dos raros fenômenos da natureza ao se tornar translúcido com a luz, deixando ainda mais bela sua cor branca, com raios que parecem estar acesos mesmo sem iluminação.

Riviera: Com seu fundo em tons escuros de preto e cinza, e veios com movimentos marcantes e suaves, temos o imponente Riviera, um granito com resistência impecável. Com origem em Minas Gerais, o material é totalmente diferenciado dos demais granitos tradicionalmente vistos no mercado e indicado para aplicação em todos os ambientes, como cozinhas, lareiras, espaços de áreas molhadas, entre outros.

Exclusive White: Quartzito totalmente branco e translúcido, o que o torna uma rocha única. É recomendável para todas as aplicações devido à alta resistência.

White Ice: Um dos campeões de venda no mercado externo devido ao seu fundo branco, raro entre os granitos. É uma rocha resistente e, por isso, não tem restrições de aplicação. É extraído por meio da Itinga Mineração, do Grupo Qualitá.

Splendor Gold: Granito extraído pelo grupo Qualitá em Minas Gerais. Os veios fortes em tons terrosos tornam a rocha marcante. Formada por uma mistura de minerais, entre eles cristais, a pedra tem pontos translúcidos. Não tem restrições de aplicação.

Lanzarote: Mármore nacional de veios sutis. Naturalidade e elegância são específicos deste material diferenciado. Os veios se misturam aos tons de cinza e nude. Sua extração é nacional e sua aplicação é restrita aos ambientes indicados à utilização de mármores.

Sobre Rodrigo Ohtake

Rodrigo Ohtake (Arquivo Pessoal)
Rodrigo Ohtake (Arquivo Pessoal)

Formado Arquiteto e Urbanista na FAU (USP) em 2009, com um período de estudos no Politécnico de Milão, Rodrigo Ohtake colaborou com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o designer francês Patrick Jouin, além trabalhar com seu pai, Ruy Ohtake, de 2008 a 2016.

A partir de 2005, passou a desenhar seus próprios projetos e, em 2011, inaugura o escritório Rodrigo Ohtake Arquitetura e Design. Além dos trabalhos nos escritórios, participou como assistente de curadoria de André Corrêa do Lago no Pavilhão Brasileiro na 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza, de 2014.

Desde seus primeiros projetos, cria móveis para compor sua arquitetura. Em 2015, passou a produzir peças de mobiliário independentes, área que tem se dedicado cada vez mais. Já teve peças expostas nas feiras MADE e SP/Arte, no Brasil, e Design Miami e Design Miami/Basel.

Sobre o Grupo Qualitá

O Grupo Qualitá está há mais de 29 anos investindo em inovação e sustentabilidade. Reconhecida mundialmente nas áreas de importação e exportação de rochas, a empresa tem sua matriz localizada na cidade de Vitória, no Espírito Santo. A atuação desde a extração das pedras nas jazidas, passando pelo beneficiamento, até chegar na venda, garante à Qualitá uma expertise que se destaca no mercado, com um rigoroso controle de qualidade e conhecimento da procedência do material. A Qualitá Vitória foi estruturada em uma área de 30 mil m², tendo a capacidade de produzir 23 mil m² mensais e atender aos seus clientes com até 80 containers por mês. O Grupo Qualitá tem a expansão como objetivo e é por esse motivo que se tornou destaque no mercado internacional de comercialização de rochas ornamentais, industrializados e outros revestimentos

Sobre a Qualitá Sul

Com matriz em Porto Alegre e unidades em Caxias do Sul e São Paulo, a Qualitá Sul distribui rochas ornamentais brasileiras e importadas, além das pedras industrializadas da marca Vulcana Stone, pertencente ao grupo Qualitá, do qual também faz parte. Além de distribuidora, a Qualitá Sul desempenha o papel de lançadora de tendências em rochas ornamentais, investindo em pesquisa e no desenvolvimento de novidades que possam constantemente atualizar o mercado de arquitetura e decoração.

Fotos: Eleone Prestes

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Superfícies arquitetadas em harmonia

Chamam atenção as superfícies neste projeto de Ana Mähler – desde a...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *