Abup: artesanato e design aliados à indústria

Cesto Trama estará na feira Abup, em agosto
Cesto Trama, do Projeto Célula, estará na feira Abup, em agosto

O Projeto Célula promete chamar a atenção na próxima Abup, de 15 a 19 de agosto, em São Paulo. O feito à mão conviverá com o industrializado nacional e importado na feira que terá artesanato e design com curadoria. Os trabalhos coordenados por Jacqueline Chiabay trazem o Ateliê Couro e Tramas e o Projeto Novas Marias, ambos emocionantes.

O Ateliê é formado somente por mulheres, artesãs, donas de casa e agricultoras, nas cercanias rurais de Guarapari, Marataizes, Anchieta e Viana, no Espírito Santo. Esse trabalho é coordenado então por Jacqueline que é artesã, designer e consultora especializada em projetos e design no artesanato. A matéria prima principal utilizada é o resíduo de couro de cabra, proveniente e comprada de indústrias brasileiras de vestuário que trabalham com o material. Sua inspiração da criação vem da matéria prima e do fazer artesanal tradicional, onde as técnicas utilizadas são o crochê, tricô, macramê, tresse, bordados, entre outras tramas criadas, valorizando as manualidades de inúmeras mulheres e pessoas.  São tiras e pedaços de couro cortadas manualmente e trabalhadas com o design. Essas técnicas se transformam em objetos artesanais contemporâneos para o segmento de moda e decoração.

Banqueta Novelo
Banqueta Novelo

Já o Novas Marias envolve a inclusão de mulheres encarceradas com oportunidade de trabalho e renda com o artesanato,  dentro do sistema prisional Capixaba, atualmente na  Casa de Detenção Provisória Feminina de Viana, Espírito Santo. Elas reutilizam resíduo de couro da produção do Atelie Couro e Tramas e trabalham o material com lantejoulas de couro bordadas com miçangas, fiapos e lascas fiadas.

Capa franjada de 50cmx50cm
Capa franjada de 50cmx50cm

Esta é a primeira amostra do que será a feira realizada no PRO MAGNO Centro de Eventos. Outro dia conto e mostro mais. Veja abaixo o serviço.

O que – ABUP HOME & GIFT | 15 A 19 DE AGOSTO com decoração, utilidades domésticas, mesa posta e projetos especiais. Tudo voltado para lojistas, atacadistas, importadores, exportadores, representantes, hotéis, restaurantes e profissionais do setor. Serão cerca de 150 expositores em 21.000 metros quadrados de área de mostra

Quando – de 15 a 18  de agosto , das 10h às 19h; Dia 19, domingo, das 10h às 17h. (o credenciamento inicia-se às 9h e encerra-se uma hora antes do término do evento).

Onde – PRO MAGNO Centro de Eventos, Av. Profª Ida Kolb, 513 – Casa Verde  / São Paulo – SP

Tags da matéria
, ,
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Casa Cor São Paulo abre dia 22 de maio

Para 10 semanas de exibição de 80 ambientes em 17 mil metros quadrados,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *