Entre a arquitetura e a arte

Ana Mähler_O Concreto e o Incerto 4_-eleone-prestes

As incertezas e perplexidades deste momento são apresentadas com as armas da arquitetura na obra de Ana Mähler, reunida na exposição “O Concreto e o Incerto”, na Sala Nova da Gravura Galeria de Arte, de escultura, objetos de parede e pinturas. Vernissage ocorreu quinta-feira à noite, dia 5 de outubro, e se estende até 4 de novembro.

Ana Mähler_ O Concreto e o Incerto, foto Letícia Lau-eleone-prestes
Escultura que marca o início da série (Fotos Letícia Lau, divulgação)

Toda a série nova da artista visual e arquiteta começou com a peça tridimensional que fica na vitrina da galeria e que foi exposta pela primeira vez em Montevidéu, na galeria Subte. Com curadoria de Letícia Lau, a exposição “O Concreto e o Incerto” reflete uma posição política da artista dentro do contexto em que estamos vivendo. “O que temos de concreto num momento poderá não existir num futuro próximo! Como podemos identificar o que é verdadeiro e o que é falso?” indaga a artista.

Em todas as seis 6 pinturas, há um elemento, uma linha fora do contexto, para representar a desordem atual. “Há sempre algo que não fecha, um elemento que falta, ou que fica flutuando” enfatiza. Nos 4 objetos de parede, a fixação da obra que parece flutuar intriga o espectador. Também a única escultura inicial revela a sua pesquisa sobre a representação do espaço, da perspectiva, da tridimensionalidade e dos efeitos de luz e sombra. Para a arquiteta artista essa brincadeira com a ilusão usa como referência a obra do artista holandês Escher. (Maurits Cornelis Escher, falecido em 1972, foi um artista gráfico holandês, conhecido por xilogravuras e litogravuras que representam obras fantásticas, incomuns, com várias perspectivas, geradoras de ilusão de ótica.)

Ana Mähler produziu esta série e as anteriores sob a orientação da artista Vera Wildner, que faleceu recentemente, em 22 de setembro. Em homenagem à sua mestra, intitulou uma das obras da exposição de “Nada”, referência ao trabalho de Vera. Bonito isso. Gratidão é tudo.

 

SERVIÇO

O que: Exposição “O Concreto e o Incerto”, de Ana Mähler

Onde: Gravura Galeria de Arte – Rua Coronel Corte Real, 647, bairro Petrópolis, em Porto Alegre

Quando: até 4 de novembro de 2017, de segundas a sextas, das 9h30 às 18h30 e sábados, das 9h30 às 13h30

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Dois quartos infantis criados com pinturas protagonistas

Pintura suave ou intensa: veja dois extremos igualmente lindos em dormitórios de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *