Tomie Ohtake para todos em SP

Tomie-Ohtake-SP-eleone-prestes

Imagine uma obra bidimensional colorida de Tomie Ohtake em meio aos volumes cinzentos de prédios da cidade, como uma flor que brota da terra árida. No centro de São Paulo, um painel de Tomie na Ladeira da Memória – nome muito apropriado, neste caso – revive pelo restauro na empena cega de um edifício com 17 andares de escritórios, com 55 metros de altura por 25 metros de largura. A iniciativa de revitalização do painel é da AkzoNobel e do Instituto Tomie Ohtake e envolve 360 litros de tinta acrílica de oito cores.

Esta foi a primeira peça bidimensional projetada pela artista plástica Tomie Ohtake, em 1984, para o espigão na curva que dá início à Rua Xavier de Toledo, em amarelo e azul. A obra pode ser vista por quem ultrapassa a fachada de vidro da Biblioteca Mario de Andrade.

– As obras públicas da Tomie dialogam com o espaço onde estão instaladas, compondo-os ou descompondo-os, ou ainda estabelecendo outras relações com o local, dialogam também com a população que convive com elas, tornando as cidades mais diferenciadas. Não à toa foi convidada tantas vezes a realizar projetos públicos – ressalta Ricardo Ohtake, arquiteto e presidente do Instituto Tomie Ohtake.

O projeto original foi feito em tela pequena, de aproximadamente 1 metro de altura, com as cores e a geometria precisas. Esse estudo possibilitou a execução da peça por pintores experientes que, suspensos a 50 metros de altura, ampliaram em 50 vezes a imagem. A sua execução foi promovida pela EMURB (arquiteto José Roberto Graciano).

Painel de Tomie Ohtake restaurado no centro de São Paulo
Painel de Tomie Ohtake

Na escala urbana, a artista implantou um estandarte que demarca, com as vibrantes cores puras, os limites do centro histórico de São Paulo. Tomie Ohtake propôs um imenso pano amarelo, que cai da metade da empena, costurado por um friso vermelho a um retalho marrom, atenuante da intensidade. A parte superior do estandarte é ocupada por um triângulo azul, cuja hipotenusa abaulada cedeu à gravidade que a impele para baixo. Surgem curvas sucessivas de amarelo-ocre a caminho da suavidade do marrom-bege. No rigor geométrico, o quadro abstrato é arrematado à direita por um friso cinza, frio e contrastante na sua neutralidade.

Tudo de cor

Acompanho há anos as iniciativas do projeto Tudo de Cor em vários estados e não canso de aplaudir cada iniciativa. A AkzoNobel/Coral sempre consegue surpreender pelas escolhas dos focos privilegiados pelo projeto. Em Paraty acompanhei/pintei de perto, assim como em vários outros lugares, Porto Alegre, Rio de Janeiro, etc. Adoro o resultado, a sensação de ver os volumes coloridos, revitalizados, novos de novo. Isso mexe com a auto-estima, a sensação de bem-estar de quem circula pelas áreas beneficiadas, como destaca o atual presidente da AkzoNobel. Parabéns, presidente.

– Como costumamos dizer quando falamos de nosso projeto Human Cities (Cidades Humanas), queremos levar, literalmente, mais energia e inspiração para os centros urbanos. Restaurar essa obra, cercada pelo cinza do centro da cidade, certamente vai tornar o cotidiano de quem passar por lá mais agradável, estimulante e animador – diz Daniel Campos, presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina.

Cor no detalhe

Conforme a assessoria da AkzoNobel, que enviou há pouco esta notícia e imediatamente publico, feliz com a iniciativa, a restauração, como falei acima e reitero, utiliza 360 litros de tinta acrílica em oito tons diferentes da Coral. Com isso, leva cores e o seu movimento Tudo de Cor à região central de São Paulo, a exemplo do que já ocorreu na parceria com o Festival Obra, em 2016, que coloriu 8 murais de mais de 40 metros, nas laterais dos prédios, com grafites de artistas nacionais e internacionais.

Para esse painel gigante, as cores selecionadas, da linha Acrílico Total, são: Asteca, Mostarda em Grão, Mostarda Quente, Molho Mostarda, Azul Puro, Amor, Segredo Maia e Pimenta Cítrica. Indicada tanto para a parte externa quanto para a parte interna de ambientes, Acrílico Total tem mais resistência, cobertura e lavabilidade, além de não ter cheiro. O painel será restaurado em parceria com a Repinte Técnica em Pinturas, responsável pela mão de obra.

 

 

A restauração da obra na Ladeira da Memória faz parte de um projeto de revitalização de cinco obras da artista plástica, em uma parceria entre a AkzoNobel e o Instituto Tomie Ohtake. A iniciativa visa levar a visão original da autora, com suas obras de cores energizantes, aos cidadãos de São Paulo, Santo André, Santos e Guarulhos, tornando essas localidades mais agradáveis e inspiradoras. Já foram entregues esse ano obras revitalizadas na Avenida 23 de Maio, na capital paulista; no Paço Municipal de Santo André (SP); e no Parque Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), em Santos (SP).

 

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel cria todos os dias produtos essenciais para tornar a vida das pessoas mais agradável e inspiradora. Como uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo. Respaldados por um legado de pioneirismo, nossos produtos inovadores e tecnologias sustentáveis são concebidos para atender às crescentes demandas do nosso planeta em rápida transformação, tornando a vida mais fácil. Com sede em Amsterdã, na Holanda, empregamos aproximadamente 46.000 pessoas em cerca de 80 países e nosso portfólio inclui marcas conhecidas como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka. Consistentemente classificada como uma das empresas líderes em sustentabilidade, estamos comprometidos em energizar cidades e comunidades, criando um mundo protegido e colorido onde podemos melhorar a vida das pessoas por meio do que fazemos.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Salone del Mobile 2020: beleza sustentável

A 59ª edição do Salone del Mobile.Milano será realizada de 21 a...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *