De Santa Maria para Brasília: o projeto Grão – Habitação modular de interesse social, desenvolvido pelo escritório santa-mariense Lineastudio Arquiteturas (que abriu recentemente escritório também em Porto Alegre) foi o primeiro colocado no grupo 2 do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura para Habitação de Interesse Coletivo, promovido pelo CODHAB do Distrito Federal.
O arquiteto Zé Barbosa, diretor do Lineastudio Arquiteturas, conta tudo:
– Quando vimos o edital do concurso do CODHAB – DF vislumbramos a possibilidade de retribuir à sociedade e à parcela da população que não tem acesso a nosso trabalho, todas as oportunidades que tivemos. Nosso objetivo foi criar espaços com qualidade, dimensões adequadas, iluminação natural, ventilação cruzada, racionalidade estrutural e construtiva, eficiência de custos, modularidade e identidade arquitetônica. Qualidades que buscamos em todos os projetos, e que não devem ser luxo ou privilégio algum, uma vez que morar com dignidade é direito de todos. Nosso projeto chama-se Grão, e nasceu do esforço conjunto de uma equipe que buscou contribuir com a qualidade de vida da população ao acreditar na arquitetura como uma ferramenta de mudança e esperança. É preciso partir do grão para se criar um universo. E um universo inteiro pode existir dentro deste grão.
Projeto Lineastudio ArquiteturasProjeto
O ponto de partida foi o estabelecimento de um módulo que atendesse às necessidades arquitetônicas – lugar, forma e função – e construtivas – estrutura, materialidade e execução. Assim, os sistemas modulares garantem harmonia formal pela proporção entre as partes e compõem conjuntos equilibrados, contribuindo positivamente ao bairro e à urbanidade, e racionalizam todos os processos técnicos.
A definição deste módulo relaciona dois aspectos fundamentais à habitação social brasileira, que necessita de projetos que conciliem a escassez de recursos financeiros com elevação dos paradigmas relacionados à habitação de baixa renda: sistema estrutural-construtivo e qualidade ambiental dos espaços.
O sistema estrutural adotado foi alvenaria estrutural com bloco de concreto pré-moldado. Além de exigir um baixo nível de especialização de mão de obra – um dos fatores que viabiliza a execução em qualquer região do país, o sistema aumenta a velocidade de execução, seja pelas dimensões do bloco, que são grandes, seja pelo acabamento do bloco, que dispensa reboco.
Casa Cor RS
Recentemente, o escritório Lineastudio Arquiteturas participou da Casa Cor Rio Grande do Sul com o ambiente Onde o Jazz Encontra o Vento. Mais um nome instigante de projeto do Lineastudio. Neste caso, a ideia é que a experiência sensorial proporcionada ao visitantes fosse mais importante, a verdadeira fonte de inspiração para o projeto.
Lineastudio Arquiteturas
site lineastudio.com.br
e-mail arq@lineastudio.com.br
Fone escritório de Porto Alegre: (51) 99138-3330
Fone escritório de Santa Maria: (51) 99979-3397