Reforma: partem da cozinha de estar as escolhas do entorno

Cozinha Social, projeto de Tania Bertolucci
Cozinha Social, projeto de Tania Bertolucci (fotos Carlos Edler, divulgação)

Cozinha de estar era uma tendência antes da pandemia e agora é uma realidade. E, claro, se essa vivência ocorrer em ambiente projetado com arquitetura pensada para esta finalidade, a quarentena em família terá o cenário perfeito para caprichar nas refeições. Esta (foto) definiu as escolhas cromáticas do entorno para todo o pavimento térreo. Vale contar que este imóvel, em um condomínio de casas geminadas, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, recebe a segunda intervenção do escritório Tania Bertolucci de Souza Arquitetos Associados. Mudou o proprietário, mas as arquitetas continuam as mesmas. Nove anos após a alteração de layout para o antigo dono, quando ele decidiu mudar de país e vendeu a casa, indicou o escritório para os novos proprietários, um jovem casal de médicos sem filhos na época. Entrou em cena junto com os novos donos o seu programa de necessidades, que incluía um “espaço gourmet, com parrilla, equipamentos de última geração, adega climatizada e todos os requisitos para o jovem chef que tem na cozinha seu hobby”.

De um lado, o jantar, de outro, a cozinha gourmet
De um lado, o jantar, com a mesa de jantar original mantida. As cadeiras foraram trocadas para um modelo mais leve em palhinha preta, o mesmo modelo usado na ilha, em acabamento natural. De  outro lado, a cozinha gourmet

– O casal adora receber e a cozinha é sempre o pano de fundo destas reuniões – conta Tania, especificando que eles queriam uma ilha com tampo suficientemente grande para integrar o chef aos convidados e a parrilla deveria fazer parte do espaço.

Ilha da cozinha
Ilha da cozinha social

Com tudo à mão, esta seria a cozinha dele, com linguagem masculina e limpa. Imagino que durante a quarentena, o uso do ambiente tenha sido intenso. Este espaço foi conquistado com a construção de um telhado de vidro, que ampliou o pavimento original em 12 metros quadrados, resultando num total de 50,50 metros quadrados de área no andar térreo. Antes havia área original de 38m50 metros quadrados no térreo (a casa tem quatro pavimentos com o da garagem) e uma cozinha original de 7 metros quadrados. Esta foi reduzida com a retirada de uma parede e ficou com área 5,45 metros quadrados, acomodando cuba, máquina de lavar louça, cooktop de indução e refrigerador.

Vista da ilha
Vista da ilha e do balcão que mantém tudo à mão

– Criamos “uma cozinha de estar”, literalmente um espaço de receber, cozinhar e jantar integrado à cozinha original, ou seja: mantivemos a cozinha original e deslocamos para o estar o espaço gourmet com sua grande ilha (2m x 90cm), formando um espaço masculino nas cores que seguem a paleta de cinzas, concreto e preto.

Contrastes de tons dos revestimentos
Contrastes de tons dos revestimentos

Claro que a ilha conta com uma coifa de alta tiragem, servida por fornos elétrico e micro-ondas além de adegas climatizadas de vinhos e espumante e a estrutura de parrilla.

Centro das atenções
Centro das atenções
Padrão chevron na parede da cozinha original
Padrão chevron na parede da cozinha original renovada pela atualização feita pelo escritório de Tania Bertolucci

Para a cozinha original da casa, novos revestimentos e móveis foram especificados. O impacto visual ficou por conta da parede do fundo, com pastilha de vidro Portobello em padrão chevron em tom cinza, o mesmo dos móveis. O piso é único no pavimento térreo, o porcelanato Portobello Pavillon Noir 120m x120m, com acabamento fosco, que resolveu mais de uma necessidade no projeto das arquitetas Tania Bertolucci de Souza e Carolina Nuernberg: ampliou visualmente os espaços com beleza e facilitou sua manutenção, garantindo ainda a segurança necessária aos pisos das áreas com umidade.

– Era imprescindível que o revestimento tivesse o mínimo de rejunte para facilitar a limpeza e pudesse entregar um aspecto industrial – ressalta Tania.

Estar para momentos de relax após as refeições
Estar para momentos de relax após as refeições
Mesmo no lavabo a paleta cromática se mantém com elegância
Mesmo no lavabo a paleta cromática se mantém com elegância. O Liverpool grafite 7cm x 24,4cm tem aplicação que dialoga com o chevron da cozinha

Tania Bertolucci de Souza Arquitetos Associados

Site http://tania.arq.br

Rua Taquara, 586/ conjunto 602 – Bairro Petrópolis – Porto Alegre – RS • Escritório de Arquitetura e Interiores, (51) 3333-3061

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Marina Klink: aventura na Antártica

A fotógrafa Marina Klink e o seu marido, o navegador Amyr Klink, estarão em...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *