Design e cultura no papel

Capa do livro José Zanine Caldas, com um móvel de madeira assinado por ele
Livro José Zanine Caldas será lançado dia 3 de outubro em São Paulo e dia 5 de novembro em Porto Alegre

José Zanine Caldas é o próximo lançamento da Editora Olhares, dia 3 de outubro, na Etel, em São Paulo, desta vez com R & Company Gallery (NY), portanto, um registro bilingue de uma importante fração da cultura brasileira por meio do trabalho desse ícone. E, dia 5 de novembro, será a vez do lançamento em Porto Alegre, em casa projetada por Zanine Caldas, no Ateliê Liciê Hunsche.

Convite para o lançamento na Etel, em São Paulo
José Zanine Caldas navegando pelo Brasil (fotos divulgação)

Textos de Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, com fotos de André Nazareth configuram o livro. O lançamento em São Paulo, quinta-feira, será a partir das 18h30, na Etel da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834. Este ano, durante a Milan Design Week, houve uma exposição em homenagem ao centenário de Zanine Caldas levada à Itália pela Etel, uma Evolução Zanine (veja post no Instagram em @eleoneprestes com vídeo com o filho de de José Zanine Caldas, Zanini de Zanine).

E, no dia 8 de outubro, terça-feira, em Portugal, o editor Otavio Nazareth faz palestra na Porto Design Biennale (19/9 a 8/12) sobre o design brasileiro, a partir do catálogo da Editora Olhares, quando dará ênfase para o livro com a obra de José Zanine Caldas:

– O trabalho do Zanine representa muito bem o tema, pela madeira, pelo saber que ele se apropria, uma história especial.

O trabalho da Editora Olhares é exemplar, no registro e divulgação da cultura e do design, em particular. O empreendedor Otavio Nazareth conta como a editora chegou a esse conceito:

A Editora Olhares existe há 13 anos, prioritariamente dedicada à publicação de livros ilustrados sobre temas da produção cultural brasileira. É um tipo de livro que exige nossa participação na construção das narrativas e nosso grande barato sempre foi imergir nessas histórias.

Num certo momento, de uns 6 anos para cá, passamos a acumular títulos desse universo específico que é o design de móveis. Em grande medida, isso aconteceu por uma demanda reprimida desse mercado, que tinha muita história para contar e quase nenhuma conexão com o mercado editorial. Para nós, foi uma oportunidade incrível de editar livros que se complementam como peças de quebra-cabeça e ampliar nossa relevância ajudando a contar a história de toda essa produção super interessante da cultura material brasileira.

Otavio quer “contribuir na organização dos conhecimentos sobre o design brasileiro e se tornar uma referência no assunto, a ponto dos interessados, em vez de chegarem a nós por meio de um livro, chegarem aos livros através da Editora”. Ninguém duvida que já esteja conseguindo.

Livro José Zanine Caldas

Publicação Editora Olhares e R & Company Gallery (NY), Textos em português e inglês de Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Ensaio fotográfico de André Nazareth. Formato: 25×30 cm, 300 páginas. Preço de capa R$ 320

Mais alguns títulos da Editora Olhares à venda:

O design da forma, Ruy Ohtake

Ruy Ohtake e suas formas arquitetadas em livro

Gregori WarchavchikDesign e vanguarda no Brasil

capa de livro
Design e Vanguarda

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, Marina Linhares

capa de livro da Marina Linhares
Olhar de Marina Linhares

O uso imaginoso do azulejo, Noel Marinho

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

iF Design Award 2021: Adega Cacho recebe o iF Gold

Choque Design ( https://choquedesign.com/ @choquedesign), escritório de Brasília, ganhou na categoria produto...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *