Unisinos Porto Alegre: tecnologias unidas

salas de aula_Unisinos POa _ Foto Roberto Caloni-eleone-prestes
Sala de aula na Unisinos Porto Alegre (Roberto Caloni, Divulgação)

Quando um professor agenda uma aula no novo campus da Unisinos em Porto Alegre, essa informação vai para o sistema de automação, que automaticamente liga o ar condicionado e iluminação da sala no horário agendado, e depois desliga no horário do final da aula. Que tal?

Corredores_Foto Rodrigo W. Blum-eleone-prestes

Esse sistema evita o desperdício de energia, porque seria impossível controlar o complexo com mais de 20 mil metros quadrados manualmente. Há 2.500 itens envolvidos na automação, que supervisiona desde a temperatura do transformador de energia até o nível de reservatório de água e, claro, elevadores, sistema de incêndio, lojas, iluminação, climatização e alarmes.

Campus Unisinos POA_FotoAurora Imagens Aéreas-eleone-prestes
Novo Campus Unisinos em Porto Alegre (Aurora – Imagens Aéreas, Divulgação)

 Ao admirar o projeto arquitetônico do campus da Unisinos, obra da AT Arquitetura que marca a Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, não se imagina quantas questões técnicas fazem parte da estrutura invisível aos olhos leigos e quanto tempo foi necessário para concluir tudo. Entre o que não vemos, há 75 mil metros de cabos, 172 câmeras de vídeo, 81 pontos de medição de energia, controle de acesso para 60 mil usuários e automação de todas as salas de aulas.

Campus Unisinos POA_Foto Rodrigo W. Blum (1)-eleone-prestes
(Fotos Rodrigo W. Blum, divulgação)

Isso fez parte do trabalho da Squadra – Gestão de Riscos, que unificou todas as tecnologias para o novo campus e desde o suporte ao projeto arquitetônico houve a elaboração de projetos estratégicos e técnicos de segurança, gerenciamento e implantação de soluções em automação predial.

Passarela_Foto Rodrigo W. Blum-eleone-prestes
Passarela sobre a Avenida Nilo Peçanha, entre a Unisinos e o Colégio Anchieta

A primeira etapa do trabalho junto com equipes de arquitetos e engenheiros teve início em 2012 para definir todas as premissas relacionadas a segurança, conforme o diretor da Squadra, Leandro Longhi. Em conjunto com a equipe de projeto foram definidas as melhores formas no uso da edificação, como o tipo de fechamento das áreas de uso comum x controlado (por exemplo, a parte do shopping x prédio de ensino). Também foi resolvida a divisão do prédio de ensino, do estacionamento, do espaço Unisinos e da passarela que atravessa a Nilo Peçanha, além de outros itens, bem como a definição das salas técnicas, guaritas. O projeto, contratado pela própria universidade foi finalizado em 2013 mas, em 2016 a Squadra voltou a ser chamada, pela construtora responsável, a Engenhosul. O novo trabalho envolveu execução dos projetos segurança, automação predial e cabeamento estruturado da edificação.

Campus Unisinos POA_6_Foto Rodrigo W. Blum-eleone-prestes

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Prêmio Salão Design na High Design em agosto

Quem quiser ver produtos do Prêmio Salão Design pode curtir uma mostra...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *