Décor discreto, mas sem tédio

CarolineAndrusko-eleone-prestes-artefacto-curitiba

Em Curitiba, proposta da Artefacto com paleta de cores neutras tira partido da combinação de materiais na superfície de objetos e fechamento de ambientes. Este é o aprendizado que extraímos dos ambientes da Artefacto. Desta vez, veja dois projetos executados na loja de Curitiba por Caroline Andrusko (acima) e Samara Barbosa (abaixo).

SamaraBarbosa-eleone-prestes-artefacto-curitiba
Dormitório do Loft C’Est La Vie, por Samara Barbosa, para a Mostra Artefacto Curitiba. Observe o uso do abóbora pontual e da cortina detalhada e acoplada ao painel que aquece o ambiente (Fotos Edison Garcia, divulgação)

– Para mim, o que nunca sai de moda é a base neutra. Gosto muito de explorar esse universo, saindo um pouco da linha bege, e utilizando mais os tons de cinza, indo do cinza claro até o tom de chumbo – diz a arquiteta Samara Barbosa, que utilizou um atual tom pumpkin pela primeira vez em um projeto (veja a poltrona acima e as almofadas abaixo).

SamaraBarbosa-eleone-prestes-portal
Base neutra e detalhes em abóbora por Samara Barbosa para a Artefacto Curitiba. As almofadas sempre são um recurso para adicionar cores surpreendentes

Em sua segunda participação na Mostra Artefacto, a arquiteta Samara Barbosa assina o Loft C’est La Vie, ambiente de 45 metros quadrados em homenagem a Gig Couture, marca da estilista mineira Gina Guerra.

Observe os pufes e a mesa de centro eleitos por Samara Barbosa na Mostra Artefacto Curitiba
Samara Barbosa na Mostra Artefacto Curitiba usou um lançamento da Artefacto: a dupla de pufes de veludo chumbo, com estrutura de alumínio, usada em contraponto à mesa de centro, de acrílico. Esses jogos de pesos diferentes marcam o espaço, com revestimentos importantes

– A ideia foi trabalhar uma base clean e reta, bem contemporânea, com iluminação cênica e intimista, que é a proposta do projeto. Todas as paredes são revestidas com painéis de madeira, e as fitas de LED vêm promovendo uma iluminação indireta por trás – ressalta Samara, ao explicar qaue a inspiração vem da marca Gig Couture, que é baseada em três pilares: atemporalidade, contemporaneidade e sofisticação.

Biombos são proposta interessante disponível nos ambientes da Mostra Artefacto
Biombos são proposta interessante disponível nos ambientes da Mostra Artefacto como no loft de Samara Barbosa em Curitiba

Composição de superfícies

Se Samara usa marcantes toques de abóbora como pontos focais que quebram a sobriedade sem que o espaço deixe de ser neutro, Caroline Andrusko, que criou um loft em homenagem à estilista Tatiana Hyczy, da Compagnia Internazionale, lança mão de mix de materias e sobreposições em sua sexta participação na Mostra Artefacto Curitiba com a esperada marca da elegância que emana da marca.

CarolineAndrusko-eleone-prestes- portal
A proposta de estar de Caroline Andrusko na Mostra Artefacto Curitiba 2017 (veja o dormitório no alto)

Assim, inspirada em traços que buscam equilíbrio e harmonia de diferentes materiais, a arquiteta transformou 62 metros quadrados em um loft atemporal para um casal atento à tendências, marcado pela  personalidade, remetendo ao trabalho da estilista, criadora de modelos que retratam as mulheres com poder e elegância.

Espaço para refeições tem a marca do metal do conjunto de luminárias pendentes
Espaço para refeições tem a marca do metal do conjunto de luminárias pendentes escolhido por Caroline Andrusko e a forma sinuosa do mobilliário

sobreposição e jogos de volumes são combinados aos materiais e texturas – como o inox gold que aparece em detalhes de painéis desenhados pelo escritório, em peças leves e suaves e também na estrutura de peças da loja; uma cortina metálica que reflete a mistura de materiais em elementos do espaço; formas arredondadas no mobiliário que imprimem uma ideia de fluidez criando um espaço dinâmico; Mármore Bronze Armani combinados com madeira e tecidos nobres; e obras de arte e composição de peças da Compagnia Internazionale Casa.

Espelhos dão um toque determinante para gerar um projeto dinâmico de interiores
Espelhos dão um toque determinante para gerar um projeto dinâmico de interiores
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Intervenções Bradesco ArtRio subirão o Morro da Urca

Lembra do projeto INTERVENÇÕES Bradesco ArtRio, exposição de arte com obras de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *