CASACOR SP: Quarto de bebê Njinga remete à realeza africana

Com cama para bebê e mãe, o quarto é inspirado na cultura africana (Fotos Julio Cesar Ferreira, divulgação)
Com cama para bebê e mãe, o quarto é inspirado na cultura africana de origem da profissional (Fotos Julio Cesar Ferreira, divulgação)
Quarto de bebê sempre é bom ver na CASACOR. Um dos dois deste ano em São Paulo é o Njinga, criação de Kesley Santiago, ela mesma uma mãe recente, o que garante o atendimento de todas as necessidades de mãe e bebê no quartinho.  À frente do escritório de arquitetura Artek Design, Kesley apresenta na CASACOR um quarto de bebê de 25 m² com temática inspirada na realeza africana. A partir do tema deste ano, “De presente, o agora”, a profissional buscou suas próprias raízes para formatar o projeto. Em 2020, descobriu por meio de um teste de DNA feito nos Estados Unidos  sua descendência do povo Mbundu, um dos principais grupos étnicos de Angola.
Ambiente produzido nos mínimos detalhes
Ambiente produzido nos mínimos detalhes, com os materiais escolhidos a partir da região central da África
Njinga é uma homenagem à líder do povo Mbundu e rainha de Ndongo e Matamba, que resistiu à ocupação europeia e à escravização de seu povo por quatro décadas. Por isso, o ambiente está repleto de texturas e elementos simbólicos que remetem à diversidade cultural e à riqueza da região central da África. A riqueza histórica é enfatizada a todo o momento no ambiente acolhedor. No projeto, a materialidade reúne madeira, sisal, ferro e palha — elementos importantes para a história do povo Mbundu.
Obra de Kesley Santiago tem muitos elementos circulares
Ambiente produzido nos mínimos detalhes, com cada superfície conectada com uma parte da história dos Mbundu. Njinga é uma homenagem à líder do povo Mbundu e rainha de Ndongo e Matamba

“Trago toda essa riqueza histórica para o design do quarto do bebê. Elementos como a madeira, utilizada nas construções das casas; o ferro, que era uma insígnia espiritual e política de força, sustento e linhagem; a geografia da savana que, além de sustento por meio da agricultura, foi palco de lutas entre os nativos e os portugueses; a hidrografia, que favoreceu e possibilitou a fuga dos nativos; os recursos minerais presentes em Angola, que são 36 entre 51 mais procurados no mundo, dentre eles o ouro, representados em detalhes do mobiliário; os grafismos dos tecidos; e a materialidade do vime, sisal e palha”, ressalta a arquiteta.

Observe a iluminação dos nichos
Observe a iluminação dos nichos

Kesley projetou mobiliário, papéis de paredes e enxoval em parceria com Muskinha, selo de referência em móveis infantis. Após a estreia da mostra CASACOR São Paulo, a arquiteta e a marca lançam a coleção Muskinha by Kesley Santiago, com alguns dos produtos produzidos para o quarto do bebê.

Os fornecedores do ambiente são Uniflex Gabriel, cortina e tapete; Coral, pintura do dormitório; LG, ar-condicionado e purificador de ar. Duratex, MDF; Portinari,  porcelanato; Hex Solutions, segurança, sonorização e automação; Traço Marcenaria, peças de marcenaria e Lotito Engenharia, a obra civil.

A luminária pendente África foi feita em parceria com a Iluminoo, peça que remete aos recursos naturais do território do reino Ndongo. Peças em barro, tapetes e uma poltrona — que cria a estética de um pavão com as asas abertas — também fazem bonito no espaço.

Para adornar o espaço, a Atec Original Design é a protagonista com os brinquedos; Santa Carambola com as pelúcias; Altero Casa com puxadores; Miló nas cerâmicas; Unquê bordados e aquarela; Ipel Iluminação no projeto luminotécnico e Priscilla Bruno, projeto de paisagismo. Casa Ática também soma com os vasos e cerâmicas, Donatelli com o estofado e Pachamama realiza a certificação Natureza Positiva. Tudo no clima da criação da consultora olfativa Lígia Simões, que produziu uma fragrância para o espaço,

 

SERVIÇO

O que: CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário de funcionamento do evento:quarto de bebê

CASACOR SP

 

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Horário bilheteria:

Terça a Sábado das 12h às 20h

*Fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 19h

*Fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 21h

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2024/tickets

 

Valores ingressos: De terça a domingo e feriados – R$ 111,00 (inteira) e R$ 56,00 (meia-entrada)

 

Compra de ingresso de meia-entrada

– Idoso a partir de 60 anos;

– Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento;

– PNE (portador de necessidade especiais) e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13);

– Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto.

*Promoção de pré-venda não válida para meia-entrada

*Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

 

Importante:

Gratuidade de entrada para crianças com idade comprovada de até 10 anos.

1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos.

Venda Grupo:

Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para bilheteriacasacor@abril.com.br

 

Sobre Kesley Santiago — @artek_dessign

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte e Design, Kesley completou seus estudos com especializações nacionais e internacionais. Com mais de 10 anos de profissão e experiências em mais de 20 países, Kesley transmite em seus projetos no escritório Artek Arquitetura e Design criatividade, inovação e design. Sua paixão está em traduzir o desejo de cada cliente em espaços únicos, sofisticados e cheios de personalidade.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CASACOR SP: Casa Coral, Lugar de Afeto, por Paola Ribeiro

Paola Ribeiro sempre cria ambientes que acolhem e encantam quem os visita,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *