Criar um projeto conectado com a identidade do escritório e com a maneira de as arquitetas traduzirem o lifestyle contemporâneo e ainda agradar em cheio o cliente é uma bênção. Pois as arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira, as fundadoras do escritório Joana & Manoela Arquitetura, viram a sua proposta cair nas bênçãos do jovem cliente. Pela segunda vez, ele encontrou no trabalho da dupla de profissionais a satisfação de ver o seu estilo de morar traduzido com louvor.
No apartamento em Petrópolis, tradicional bairro de Porto Alegre (RS), os 140 metros quadrados passaram por uma formatação até chegar ao layout ideal para deleite do rapaz de 30 anos. O briefing dele consistia em um projeto claro, iluminado, com a cozinha e o recanto da churrasqueira integrados ao jantar e estar. Para chegar a essas conexões e preferências, foi preciso fazer alterações na planta do imóvel novo.
Eis as intervenções: a cozinha fechada foi aberta e o lavabo original deu lugar à copa de hoje. Nos banheiros, entrou porcelanato acinzentado nos novos revestimentos. Nos tampos, a escolha recaiu sobre pedras de fundo branco e rajados marcantes. As arquitetas destacam o uso de piso de madeira natural cumaru em todo o apartamento, com exceção dos setores com áreas molhadas da lavanderia e dos banheiros.
Foi possível incluir tonalidades de cinza na paleta cromática, junto à predileção pelo branco mencionada pelo rapaz, como forma de aquecer a proposta. A cor curinga que caiu no gosto universal como um novo preto, por combinar com qualquer tom, dependendo dos tons escolhidos, colore na medida. O branco entra na marcenaria com acabamento em laca nos painéis nas paredes.
– A vida vai trazer o colorido para o projeto: o local tem que ser agradável, bem iluminado e claro – diz Manoela.
Joana e Manoela assinam o projeto de marcenaria sob medida, um dos itens que contribui para a monocromia e para a unidade da proposta.
– Acreditamos muito nos espaços mais uniformes, o que ajuda a manter a identidade do imóvel como um todo – diz Manoela.
Em nome da harmonia, as profissionais especificaram uma TV no espelho para a área da churrasqueira, a fim de não parecer uma profusão de equipamentos, por já existir um aparelho no estar. Assim, a TV só é visível quando estiver em uso. Outro recurso de limpeza visual é a instalação de um sistema de ar-condicionado central em dutos, para evitar o uso de vários splits pelo apartamento, o que levou à criação de uma sanca com essa finalidade.
Para iluminar, Joana e Manoela preferem o efeito de luz ao artefato, usado em situações pontuais. Assim como a TV que não é visível quando desligada, as arquitetas adotaram as luminárias embutidas no frame, que aparecem apenas durante o período em que estiverem acesas.
Sequência de mais de oito metros de persianas Silhouette da Hunther Douglas via Manjabosco Decor fazem pano de fundo para os estofados Natuzzi com as poltronas contribuindo com um discreto porém determinante toque de corHá 8m30cm de janelas, do jantar ao estar, com uma sequência de persianas motorizadas que filtram os raios solares e têm regulagem que permite desfrutar da vista externa mesmo quando fechadas. O recurso da continuidade dos materiais e cores usado pelas arquitetas, contudo, não dispensa o uso de contrastes de pesos, como as lindas estantes de linhas quase gráficas e retas no jantar em combinação com a sinuosidade das poltronas em azul-acinzentado do vizinho estar.
Obras de arte pontuais e peças de design assinado e de marcas renomadas entram como a sofisticação atual que dá a estética apurada dos ambientes, com escolhas que privilegiam ao mesmo tempo o fundamental conforto.
– Temos um projeto contemporâneo, mas atemporal, de linhas retas, cores claras e unidade muito importante por conta da repetição dos acabamentos e dos materiais – enfatiza Joana.
UNIDADE NA ÁREA ÍNTIMA
ESCRITÓRIO
As autoras também ressaltam a importância do aconchego, considerando que o ambiente “não pode ter cara tão minimalista que não possa ter nada fora do lugar”. Ou seja, a vida e o convívio são o motivo preponderante do projeto arquitetônico voltado ao lifestyle do morador dentro do seu lar, palavra retrô que define tão bem o mundo real.
Essa compreensão do uso dos espaços e da criação de identidade do cliente alinhada às convicções da dupla de arquitetas levou a um projeto de “tiro certeiro”, como conta Manoela, com praticamente nenhum pedido de alteração em relação à proposta inicial do escritório e à adoção de itens nos quais acreditam, como a madeira natural, “recurso maravilhoso para dar aconchego quando trabalhada da forma adequada”.
Contatos
Joana & Manoela Arquitetura: Joana (51) 99244.4767 e Manoela (51) 99364.0698
Instagram: @joanaemanoela
Facebook: Joana e Manoela Arquitetura