Design e cultura no papel

Capa do livro José Zanine Caldas, com um móvel de madeira assinado por ele
Livro José Zanine Caldas será lançado dia 3 de outubro em São Paulo e dia 5 de novembro em Porto Alegre

José Zanine Caldas é o próximo lançamento da Editora Olhares, dia 3 de outubro, na Etel, em São Paulo, desta vez com R & Company Gallery (NY), portanto, um registro bilingue de uma importante fração da cultura brasileira por meio do trabalho desse ícone. E, dia 5 de novembro, será a vez do lançamento em Porto Alegre, em casa projetada por Zanine Caldas, no Ateliê Liciê Hunsche.

Convite para o lançamento na Etel, em São Paulo
José Zanine Caldas navegando pelo Brasil (fotos divulgação)

Textos de Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, com fotos de André Nazareth configuram o livro. O lançamento em São Paulo, quinta-feira, será a partir das 18h30, na Etel da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834. Este ano, durante a Milan Design Week, houve uma exposição em homenagem ao centenário de Zanine Caldas levada à Itália pela Etel, uma Evolução Zanine (veja post no Instagram em @eleoneprestes com vídeo com o filho de de José Zanine Caldas, Zanini de Zanine).

E, no dia 8 de outubro, terça-feira, em Portugal, o editor Otavio Nazareth faz palestra na Porto Design Biennale (19/9 a 8/12) sobre o design brasileiro, a partir do catálogo da Editora Olhares, quando dará ênfase para o livro com a obra de José Zanine Caldas:

– O trabalho do Zanine representa muito bem o tema, pela madeira, pelo saber que ele se apropria, uma história especial.

O trabalho da Editora Olhares é exemplar, no registro e divulgação da cultura e do design, em particular. O empreendedor Otavio Nazareth conta como a editora chegou a esse conceito:

A Editora Olhares existe há 13 anos, prioritariamente dedicada à publicação de livros ilustrados sobre temas da produção cultural brasileira. É um tipo de livro que exige nossa participação na construção das narrativas e nosso grande barato sempre foi imergir nessas histórias.

Num certo momento, de uns 6 anos para cá, passamos a acumular títulos desse universo específico que é o design de móveis. Em grande medida, isso aconteceu por uma demanda reprimida desse mercado, que tinha muita história para contar e quase nenhuma conexão com o mercado editorial. Para nós, foi uma oportunidade incrível de editar livros que se complementam como peças de quebra-cabeça e ampliar nossa relevância ajudando a contar a história de toda essa produção super interessante da cultura material brasileira.

Otavio quer “contribuir na organização dos conhecimentos sobre o design brasileiro e se tornar uma referência no assunto, a ponto dos interessados, em vez de chegarem a nós por meio de um livro, chegarem aos livros através da Editora”. Ninguém duvida que já esteja conseguindo.

Livro José Zanine Caldas

Publicação Editora Olhares e R & Company Gallery (NY), Textos em português e inglês de Amanda Beatriz de Palma Carvalho, Lauro Cavalcanti, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Ensaio fotográfico de André Nazareth. Formato: 25×30 cm, 300 páginas. Preço de capa R$ 320

Mais alguns títulos da Editora Olhares à venda:

O design da forma, Ruy Ohtake

Ruy Ohtake e suas formas arquitetadas em livro

Gregori WarchavchikDesign e vanguarda no Brasil

capa de livro
Design e Vanguarda

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, Marina Linhares

capa de livro da Marina Linhares
Olhar de Marina Linhares

O uso imaginoso do azulejo, Noel Marinho

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Acessibilidade na prática

Construções acessíveis são necessidades importantes, seja pela presença de crianças, idosos ou...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *