Prêmio Salão Design na High Design em agosto

Mostra de design do Prêmio Design do Sindmóveis Bento Gonçalves na High Design
Exposição no estande do Sindmóveis (fotos Divulgação)

Quem quiser ver produtos do Prêmio Salão Design pode curtir uma mostra durante a High Design, em São Paulo, de 21 a 23 de agosto, no São Paulo Expo. Serão cerca de 15 produtos de edições passadas, assinados por designers como Daniel Simonini, Guto Indio da Costa, Jader Almeida e Paulo Alves. As inscrições para a próxima edição do Prêmio Salão Design seguem até o dia 5 de setembro de 2019. Além disso, no estande haverá rodadas de negócios entre importadores convidados e designers participantes do Projeto Raiz, iniciativa do Sindmóveis Bento Gonçalves em parceria com a Apex-Brasil para internacionalização dos designers brasileiros.

High Design no São Paulo Expo

Atualmente, são 46 estúdios de design participantes do Projeto Raiz com um total de 344 produtos à venda no mercado internacional. Em torno de 80% das empresas do projeto exportaram mais de uma vez nos últimos três anos – sendo que 48% delas especificaram continuidade nas exportações nos últimos três anos. Além da venda por meio de exportações, o Projeto Raiz também qualifica os designers para o licenciamento de produtos no exterior. Nesse contexto, 34% das empresas do projeto licenciaram pelo menos dois projetos no último ano.

Salão do Design

Segundo o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini,  as ações do Sindmóveis na High Design Expo integram as iniciativas da entidade que valorizam o design – seja com o prêmio brasileiro de design de mobiliário ou com as ações voltadas ao mercado externo. No caso específico do Projeto Raiz, a intenção é ampliar a percepção do mercado sobre o mobiliário do Brasil e, consequentemente, as condições de participação da indústria brasileira em exportações de produtos com valor agregado. “Sem dúvidas, a maior competitividade mundial do móvel brasileiro na atualidade advém dos atributos de design e inovação, cada vez mais valorizados”, diz.

O Sindmóveis e o design

Para começar, o Sindmóveis Bento Gonçalves tem o design em seu DNA e sua história. Desde 1988, a entidade promove o Prêmio Salão Design, o grande prêmio brasileiro de design de mobiliário. Esse é um projeto que nasce no coração da Serra Gaúcha para atender às demandas de inovação do setor moveleiro local à época, mas logo ganha caráter nacional e, depois, internacional, contando com uma participação massiva de concorrentes da América Latina. Mais que uma vitrine de tendências, o Prêmio Salão Design é um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e levando ao mercado peças com diferencial competitivo. Em seus 30 anos de realização, são de 15 mil histórias contadas em 15 mil projetos inscritos até os dias atuais.

A partir de 2012, nasce o Projeto Raiz, com o propósito de apoiar a internacionalização do design brasileiro. A High Design Expo, por sua vez, é uma parceria do Sindmóveis com o grupo Informa Exhibitions para continuidade da Casa Brasil em São Paulo – essa, uma feira e mobiliário de alto padrão que a entidade realizou na Serra Gaúcha por quatro edições desde 2007. Atualmente, a High Design Expo ancora a programação do DW! São Paulo Design Weekend, o grande festival urbano que celebra a cultura do design e suas conexões com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.  

Serviço
O que: Prêmio Salão Design e Projeto Raiz na High Design Expo

Quando: de 21 a 23 de agosto de 2019

Onde: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5. Horário: das 10h às 20h

www.highdesignexpo.com

Para mais informações sobre os projetos do Sindmóveis, acesse:

www.salaodesign.com.br

@premiosalaodesign

www.raizproject.com

@raizproject

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Encontro da resina com a madeira

Rubens Szpilman domina o uso da resina desde os anos 1980 quando...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *