Gilberto Perin realiza duas exposições na Europa

Fotografia da série Sem Identificação (2018), de Gilberto Perin

O artista visual e fotógrafo Gilberto Perin estará na Europa para a abertura de duas exposições entre o final de janeiro e o início de fevereiro. A série inédita Fake Photos, composta de 11 imagens que misturam o conceito de fake fotos, fake news e o paradoxo de René Magritte (“A Traição das Imagens”), será exibida em Genebra, na Suíça, a partir do dia 23 de janeiro. Já a série Sem Identificação, que foi exposta no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) em 2018, entra em cartaz na A Pequena Galeria, em Lisboa, Portugal, no dia 7 de fevereiro.

Fotografia da série Fake Photos (2019), de Gilberto Perin

A Exposição de Arte Contemporânea da América Latina (Exposition D’Art Contemporain D’Amérique Latine), no Centro de Artes da Ecole Internationale de Genève – Ecolint, vai exibir obras de 13 artistas e coletivos da América Latinaaté o dia 28 de fevereiro. Perin foi convidado a expor na Ecolint após participar, no ano passado, de um projeto em parceria entre o MARGS, sua Associação de Amigos (AAMARGS) e a escola da Unesco. O projeto Travessia propiciou um intercâmbio cultural entre estudantes gaúchos e suíços e artistas convidados. Além de Gilberto, outros dois artistas gaúchos que participaram do projeto também terão seus trabalhos expostos na Ecolint: o artista plástico Britto Velho e o fotógrafo Nilton Santolin.

Fotografia da série Fake Photos (2019), de Gilberto Perin

Em Fake Photos, trabalho mais recente de Perin, o artista traduz suas inquietações sobre a autenticidade e a veracidade das imagens produzidas, além de fazer uma reflexão sobre o atual momento político no Brasil e as relações com as fake news. Ao carimbar as imagens com as palavras “fake photos“, Perin nega tudo aquilo que apresenta.

Fotografia da série Fake Photos (2019), de Gilberto Perin

“A relação das minhas fotografias com essa temática me fez pensar sobre as fake news e, no meu caso específico como fotógrafo, nas fake photos. Afinal, o que é arte contemporânea? A fotografia pode ser vista como arte? Os carimbos chamam a atenção sobre se o que vemos na realidade é somente uma imagem ou é aquilo que queremos ver”, explica.

Fotografia da série Fake Photos (2019), de Gilberto Perin

Já a série Sem Identificação é uma crítica irônica e reflexiva do momento atual, repleto de informações e mensagens visuais. Junto aos modelos que posaram nus, o fotógrafo produziu imagens icônicas inspiradas em obras de arte conhecidas e outras que surgiram espontaneamente no momento do ensaio fotográfico. Nas 25 fotografias que compõem a série, os corpos aparecem sem cabeças, efeito obtido apenas com o enquadramento da câmera.

Fotografia da série Sem Identificação (2018), de Gilberto Perin

“A falta da cabeça e a ausência do olhar causa certo estranhamento e passa a significar uma identidade perdida, levando-se em conta que a cabeça é o centro de tudo: das emoções até a decisão da nossa vida ou morte. Em tempos de selfiesSem Identificação tem concepção simples e direta, onde a nudez é apenas a parcela aparente daquilo que não é revelado sobre a nossa identidade e pensamento”, afirma o artista.

Fotografia da série Sem Identificação (2018), de Gilberto Perin

SERVIÇOS

Exposição Fake Photos
Exposition D’Art Contemporain D’Amérique Latine
De 23 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019
Abertura para convidados: dia 23 de janeiro, às 18h
Visitação: de segundas a sextas, das 9h às 18h
Entrada franca
Local: Centre Des Arts – École Internationale de Genève – Ecolint
Campus La Grade Boissiére – 62, route de Chêne, CH-1208 – Genebra/Suíça

Exposição Sem Identificação
De 7 de fevereiro a 8 de março de 2019
Abertura para convidados: 7 de fevereiro de 2019, às 18h
Visitação: de quartas a sextas, das 18 às 20h; sábados das 16h às 20h. Para outros horários, agendar diretamente por telefone com a galeria
Entrada franca
Local: A Pequena Galeria
Av. 24 de Julho 4C, 1200-109 – Lisboa/Portugal

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Porto Alegre receberá curso do software Revit Architecture 2019

O departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *