Só uma proposta de arte poderia ter um nome inusitado como esse para uma exposição: Fiasco. A abertura da coletiva será no dia 26 de agosto, às 19h, na Galeria Arte&Fato, em Porto Alegre, na Avenida Protásio Alves, 1.893, com pinturas de Eduardo Miotto, Francisco Sanchez, Ricardo André Frantz e Vladenir Costa, sob a curadoria de Leo Felipe.
“O que estes quatro artistas nos mostram em suas pinturas é o mundo mediado de imagens da grande Era do Capital, com sua oferta inesgotável de produtos, de estilos de vida, de doces sonhos molhados e dos mais horrendos pesadelos”, conforme o curador.
Vamos às explicações: o título faz uma referência irônica às expectativas que envolvem o processo de apresentação pública de qualquer trabalho de arte, além de propor um gatilho para o pensamento curatorial sobre a instalação das obras. No caso, a anedota sobre um palhaço bolonhês do século XVII, suposta origem da palavra fiasco (que significa frasco, em italiano).
Reproduzo aqui o texto do curador, Leo Felipe, sobre esse interessante projeto:
Fiasco reúne a pintura de Eduardo Miotto, Francisco Sanchez, Ricardo André Frantz e Vladenir Costa. Dudu, Chico, Ricardo e Deco parecem ter consciência da posição periférica que ocupamos no que os acadêmicos chamariam do campo da arte, mas como muitos de nós eles também desejam ter êxito nele. Por isso a auto-ironia do título, ademais bastante pretensioso. O mundo mediado de imagens da grande Era do Capital, com sua oferta inesgotável de produtos, de estilos de vida, de doces sonhos molhados e dos mais horrendos pesadelos, é o material imagético reproduzido pelas mãos dos quatro artistas através das tintas na tela de algodão. Imagens de imagens cheias de culpa.
O que – Exposição coletiva Fiasco
Quando – Abertura sábado, 26 de agosto, às 19h. Visitação até 23 de setembro de 2017,
de segunda a sexta, das 12h às 17h