A 5ª edição da MADE (Mercado.Arte.Design) será realizada este ano no pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, de 9 a 13 de agosto, durante a DW!, com o tema principal Tramas, que valoriza a conexão entre os materiais, formas e o fazer manual de diferentes peças de design. Serão mais de 100 expositores, entre nacionais e internacionais. Achei incrível que a feira tem patrocínio master do Bradesco Private Bank. Parabéns ao banco. Inclusive os talks acontecerão no Espaço Bradesco e um palestrante imperdível é o sul-coreano Kwangho Lee, designer do ano 2017. A ideia é ter uma agenda diária de talks com a participação de grandes nomes do segmento reunir marcas, galerias, exposições internacionais e a nova geração do design.
A agenda trará também a PaperMADE – espaço onde o papel é o suporte criativo para todos os artistas e um novo espaço de exposição: a HandMADE, que valoriza o design e a produção de objetos e acessórios autorais.
Uma das grandes instalações deste ano é o resultado da parceria entre o Studio Guilherme Torres, NOS Furniture e a MADE na comemoração dos dez anos da mesa “Jet”. “Será um espaço inovador e contemplativo para o design e a arquitetura do prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer”, ressalta Waldick Jatobá.
Design nacional, internacional e obras interativas
A MADE trará designers nacionais e internacionais para envolver o público com instalações sensoriais e interativas. Os nomes responsáveis por instigar esses sentidos são: 80e8, Alva Design, Ana Neute, Andrea Bandoni, Artemobilia, Ateliê Julia Krantz, Baró Galeria, Bianca Barbato, Bottletop, Bruno Simôes, Cadu Silva, Carol Gay, Casa Costillas, Casa das Artes, Centro Universitário Belas Artes de S.Paulo, Decarvalho Atelier, Eduardo Borém, Elisa Bueno, Érico Gondim, Estúdio Mameluca para Bolsa de Arte, Estudio Nání, Estudio Rika, F. Studio, UZ.1 – Felipe Uzum, Fetiche, Galeria Nicoli, Gustavo Bittencourt, Helena Carvalhosa, Humberto da Mata, Inês Schertel, Ion Project & GIG, José Manuel Araújo / Alma Design, Leandro Garcia, Leo Di Caprio, LI Galeria, Luiza Caldari, Lurca Azulejos, Manu Reyes, Marcos Amato, Margot Delgado, Maria Alves de Lima, Maria Villares, Miriam Andraus Pappalardo, MUMA Galeria, Murilo Weitz, Nicole Uurbanus, Nicoli Toldi, Nicole Tomazi, Noemi Saga Atelier Nolii, NS|Studio, O Formingueiro, Oficina Ethos, Ofício Lenho, Omar Salomão, Outra Oficina, Papelaria, Passado Composto Século XX, Paula Juchem, Paulo Goldstein, Pessuto Paissagismo / WV Design, Plantar Ideias +Lao, Rahyja Afrange, RAIN, Renata Meirelles, Ricardo Graham / oEbanista, Rodrigo Almeida/Beluzo Design, Rodrigo Ohtake, Rodrigo Silveira, Rosa Pinc + Roberto Romero, Sabrina Borges, Samatha Ortiz, Silvia Beildeck, Studio Thiago Bicas, Suite Arquitetos, T44 Studio, Thais Costa, Tiago Curioni, Tidelli, Vasconcellos Barreto, Vermeil, Woo Design e Yankatu – Design com Alma.
Talks
Os talks acontecerão no Espaço Bradesco Private Bank, com número limitado de vagas. Um dos palestrantes já confirmados é Kwangho Lee em sua primeira visita à América Latina. Eleito designer do ano 2017, o sul-coreano que é destaque dessa edição da MADE falará sobre o processo de criação de seus móveis trançados com fios plásticos coloridos, técnica que aprendeu com o avô, um fazendeiro que criava objetos de materiais naturais encontrados nas proximidades de onde moravam, uma pequena cidade nos arredores de Seul. Apesar de jovem, Lee tem seu trabalho reconhecido por diversos prêmios e suas obras estão incluídas na coleção permanente de diversos museus no mundo.
Esta edição conta com o patrocínio master do Bradesco Private Bank; e com os patrocínios da INK Incorporadora, AMBEV, Tidelli, Donatelli Tecidos, Fundação H Hering; com apoio institucional do DW!.
A curadoria de conteúdo do evento, assim como a seleção dos expositores, é feita pelo idealizador, Waldick Jatobá em conjunto com o curador, designer e sócio Bruno Simões. O Conselho Consultivo participa em linha com os curadores. É um conselho ativo e composto por: Maria Helena Estrada, jornalista e curadora, eleita Presidente do Conselho; Claudia M. Salles – designer e arquiteta, fundadora do Estudio CMS; Marcio Kogan – arquiteto fundador do studio mk27; Pascale Mussard – Grupo Hermes/ Petit h; Corinna Sagesser – empresária; Maurício Eugênio – publicitário e Jorn Konijn – curador, consultor de design holandês e fundador da empresa This must bethePlace.
Serviço
O que: MADE – Mercado.Arte.Design
Onde: Pavilhão da Bienal – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo – SP
Quando: de 9 a 13 de agosto de 2017. Horários: quarta a sexta, das 13h às 21h; sábado, das 12h às 21h e domingo, das 12h às 20h
Quanto: quarta a domingo, R$ 30, meia entrada para idosos e estudantes: R$ 15
Sobre a MADE – Mercado.Arte.Design
Surgiu em 2013 nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção, realizada anualmente na capital paulista. Realizada pela W/Design, durante o Design Weekend-DW!, tem como sócios Elcio Gozzo, Bruno Simões e Waldick Jatobá. A cenografia deste ano está a cargo do Estúdio FM, do arquiteto Flavio Miranda.
Em abril de 2015, o projeto MADE estreou internacionalmente com a edição MADE a Milano, uma exposição de designers contemporâneos brasileiros realizada em paralelo à maior feira de design do mundo.
(Fotos MADE, Divulgação)