Estilo construído do zero

Living de apartamento projetado por Marcelo Polido e Ana Hnszel

O arquiteto Marcelo Polido e a designer de interiores Ana Hnszel receberam a incumbência de transformar um apartamento novo, no 19º andar de um prédio localizado no Jardim Europa, em Porto Alegre, no novo lar de uma família que se mudava do Interior. Aproveitaram com sabedoria a delícia de partir do zero com liberdade para criar, já que o casal e seus dois filhos pequenos fizeram poucas exigências e/ou restrições.Jantar no living em projeto de Polido Arquitetura

Se único desejo era de que o projeto de 125 metros quadrados, com uma bela vista para o parque Germânia, fosse moderno e jovial, mas também familiar e aconchegante. A tarefa ficou ainda mais tranquila, usando uma palavra que a dupla de profissionais gosta de empregar, porque de móveis a adornos, incluindo obras de arte, tudo foi comprado especificamente para o projeto, já que o casal não trouxe nada do imóvel anterior. Em branco, a tela estava pronta para receber formas, cores e texturas.

Mãos à obra, os profissionais e sua equipe sugeriram um projeto com estilo contemporâneo, utilizando materiais claros e naturais, como couro e madeira, para aproximá-lo ao aspecto acolhedor esperado pelos proprietários. No piso, base de tudo, escolheram aplicar porcelanato Loft 90cm x 90cm bege-claro para toda a área social e de serviços, e vinílico para a área íntima. Em todo o apartamento, a iluminação em LED foi embutida no forro em gesso, obedecendo às características de cada ambiente. Para complementá-la, Marcelo e Ana utilizaram pontos específicos, como abajures e luminárias pendentes. Na cozinha, são três iguais, em sequência, em metal e vidro, num tom que se destaca: cobre.

Cozinha-Apartamento-md-eleoneprestes

Faça-se a luz!

apartamento-md-eleone-prestes-9

No jantar, quem brilha é a luminária Sion, em acrílico e alumínio, ajudando a destacar a mesa Pixel oval em laca cinza, com cadeiras Nívea, que se duplicam com o painel em espelho, ampliando o espaço e garantindo uma dose extra de luminosidade ao ambiente. “Por sua posição, embora com uma área grande envidraçada, o apartamento não recebe muita luz natural, e o espelho funcionou muito bem para solucionar a questão”, explica Marcelo.  Ao lado do painel em espelho, a porta em louro pardo, mesma madeira utilizada em todo o projeto, leva discretamente à área íntima.

apartamento-md-eleone-prestes-5

No espaçoso living, as persianas são claras e leves, cumprindo sua função sem escurecer demais o ambiente, e fazem elegante parceria com a sempre presente e marcante madeira. No painel da TV, a cor clara e o padrão do louro servem para dar ainda mais destaque à lareira em mármore carrara gioia, com seu design limpo, sem nenhum excesso. Detalhe capaz de, sozinho, evidenciar a linha mestra do trabalho da dupla neste apartamento.

apartamento-md-eleone-prestes-8

apartamento-md-eleoneprestes1

Em uma de suas extremidades, o painel em madeira esconde a churrasqueira, que conta com o apoio do móvel com tampo em granito preto ouro negro e base em madeira. Instalado junto à parede envidraçada, a peça também serve ao bar, abrigando o frigobar e lugar para guardar utensílios. As banquetas altas Vê Brancaê são em polipropileno preto, bem modernas e estilosas.

composição de gravuras na parede - site eleoneprestes.com

Reconfortante presença

Na outra extremidade, a elegante composição de gravuras foi feita por Ana, que escolheu pessoalmente cada uma delas para dar o tom exato ao ambiente. O estofado Cubo, revestido em linho claro, tem a companhia da prática mesa lateral retangular em lâmina de louro pardo, desenhada pela Polido e executada por uma marcenaria, como o mobiliário restante do imóvel. O toque final de aconchego no living é dado pelo charmoso pufe Colin em couro La Paz, na cor pinhão, que também faz as vezes de mesa de centro. Mesmo sendo novo em folha, passa a reconfortante impressão de estar na família há anos, com muitas histórias para contar. A poltrona Jersey, revestida em linho, como o sofá, complementa o estar com conforto e sem alarde, da mesma forma que o tapete Bahamas, na cor fendi, que cumpre sua função no melhor estilo low profile.

Pufe - site eleoneprestes.com

Ao lado dos painéis em madeira, estratégicos em todo o projeto, equilibra o clima a marcenaria em laca acetinada cinza claro, presente também nas portas de correr que separam a cozinha dos demais setores. Nesta, as paredes são revestidas em porcelanato DNA 60cm x 1m20cm, em tom concreto.

Neste projeto, foram seis meses entre projeto e execução, “um processo fluido e muito profissional”, segundo Marcelo. Além das áreas reproduzidas aqui, o apartamento incluiu três suítes, lavabo e setor de serviços, com lavanderia e banheiro.

Living
(Fotos Marcelo Donadussi, divulgação e texto Marjori Michelin)

Polido Arquitetura e Interiores

Lugares únicos, para pessoas únicas. Com este slogan, o arquiteto Marcelo Polido e a designer de interiores Ana Hnszel vêm somando suas habilidades e talentos há duas décadas. Gostam de usar a palavra equilíbrio como norte tanto para seu trabalho quanto para a forma de executá-lo. Pelos muitos projetos seus com destaque no mercado e na mídia, mostram que a receita dá certo.

Rua Dr. Alcides Cruz, 136/202 D
(51) 3330.6510 – Porto Alegre, RS

polidoarquitetura.com.br

Mais de Equipe eleoneprestes.com

A sustentável economia do telhado solar

O preço da energia elétrica não para de subir. Apenas no último...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *