Primeiro apartamento: arquiteta traduz em ambientes sonhos e gostos pessoais

Bancada marca o recanto da área social com adega (Fotos André Bastian, divulgação)
Bancada marca o recanto da área social com adega no projeto de Júlia Lewis (Fotos André Bastian, divulgação)

Quando o sonho do apartamento próprio se realiza, os objetos de desejo fazem parte determinante do projeto de arquitetura de interiores. A arquiteta Júlia Lewis, do escritório JL Arquitetura, assina a transformação de um amplo imóvel no Bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre, no lar de um jovem casal apaixonado por vinhos.

Espaços com recantos integrados facilitam o convívio
Espaços com recantos integrados facilitam o convívio
Observe o recurso de arquitetura de interiores criado para gerar um hall de entrada mantendo a fluidez da área social. O aparador é design de Bruno Faucz
Observe o recurso de arquitetura de interiores criado para gerar um hall de entrada mantendo a fluidez da área social. O aparador Aresta é design de Bruno Faucz, autor de várias peças especificadas para este projeto

– Este projeto consistiu em um super desafio: foi o nosso primeiro apartamento de 300 metros quadrados e tanto nós quanto os clientes ficamos super felizes com o resultado; projetamos do zero, porque o imóvel foi entregue sem nenhum revestimento pela construtora – revela a arquiteta, que criou toda a proposta durante a pandemia do covid-19, com início pela área social integrada, considerando a vontade de receber os amigos.

A adega tem presença importante na área social para facilitar o deleite do casal ao degustar seus vinhos preferidos
A adega tem presença importante na área social para facilitar o deleite do casal ao degustar seus vinhos preferidos

Para corresponder à paixão pelos vinhos, Júlia projetou, junto com a especializada Lacava, uma “adega walk-in” (foto ao alto) na área social, com uma bancada de ilha na frente, espaço de bar e churrasqueira, complexo formatado então para receber família e amigos. Tudo em linhas retas, tonalidades neutras, com painéis em laca cinza e a marcenaria em lâmina de madeira natural, com resultado “elegante e atemporal”, define a arquiteta. Além de ter madeira natural (freijó) em toda a marcenaria do apartamento, o piso da área interna também é madeira, neste caso, cumaru. E as peças de design brasileiro tornaram os recantos, além de elegantes, agradáveis ao convívio.

Móveis de design criam ambientes elegantes e atemporais
Móveis de design criam ambientes elegantes e atemporais: ao fundo, poltronas Patagônia, de Bruno Faucz para a Saccaro e as mesas de centro de autoria do mesmo designer

Júlia destaca “a valorização do material natural e do design brasileiro” na sua proposta, tendo especificado a maior parte do mobiliário de uma marca de alto padrão, a Saccaro, desde os aparadores, atrás do sofá (Diamante, design de Ana Revello Vazquez e Renato Solio) e à entrada do apartamento (Aresta, Bruno Faucz), mais sofá do estar (Sintra, Studio Saccaro), mesa (Canavial, Roque Frizzo) e cadeiras do jantar (Wave, Studio Saccaro), poltronas (Patagonia, Bruno Faucz) e mesas de centro (Triade, Bruno Faucz).

O sofá Sintra é assinado pelo Studio Saccaro
O sofá Sintra é assinado pelo Studio Saccaro

Os clientes tinham “um pouco de receio de usar cor”, conforme a arquiteta, que reservou aos objetos de décor as cores para pontuar a neutralidade do cinza nos painéis de marcenaria em laca e madeira natural freijó “para aquecer”. No piso da área social, o porcelanato MS Barcelona Cristal da Portobello (120×120) cria a base, com o Piso Cumaru da Espaço do Piso em outras áreas.

Da cozinha, é possível avistar a bancada de bar e da churrasqueira

Para ressaltar a sua proposta para este apartamento, Júlia ressalta a importância do projeto luminotécnico:

– Gostamos de focar em elementos que precisam de uma luz mais intensa, como bancadas e mesa de jantar; no restante, criamos diversas cenas para tornar os espaços mais aconchegantes com luzes mais difusas, como nos pendentes ao lado da cama de casal.

Área de jantar tem uma luminária pendente dentro do projeto luminotécnico
Área de jantar tem uma luminária pendente dentro do projeto luminotécnico
Neste caso, o pendente substitui o tradicional abajur da mesa de cabeceira
Neste caso, o pendente substitui o tradicional abajur da mesa de cabeceira

A paleta de cores e os materiais reiteram a identidade do apartamento em todos os ambientes, sejam da área social ou da área íntima.

As escolhas para o lavabo o transformam em um cartão de visita
As escolhas para o lavabo o transformam em um cartão de visita
Banheiro da suíte do casal tem tudo organizado em dois tons e materiais
Banheiro da suíte do casal tem tudo organizado em dois tons e materiais que preservam a personalidade deste apartamento

Arquiteta Júlia Lewis, também foto de André Bastian

Arquiteta Júlia Lewis ( @arqjulialewis ) na poltrona Patagônia, também foto de André Bastian

JL Arquitetura

(51) 982224672

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Portobello lança Unlimited Dream com Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e Paola Navone

Expo Revestir e lojas Portobello expõem desde ontem, 8 de março, as...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *