Salone del Mobile: saiba como será a feira em Milão

Supersalone - Salone del Mobile.Milano 2021
Área de convívio do Supersalone - Salone del Mobile.Milano 2021 (imagens Divulgação)

Hoje de manhã (às 6h30 pelo horário de Brasília) houve a coletiva para a imprensa internacional sobre a edição número 59 do Salone del Mobile.Milano, realizada na Triennale di Milano com todos os envolvidos, em especial o curador, arquiteto Stefano Boeri, também à frente da Triennale, instituição que terá importante papel no período do Salone. Vamos entender o que já foi divulgado sobre esta feira especial, que será realizada de 5 a 10 de setembro (em 2022, o Salone volta ao período original de abril). Vale adiantar que sim, haverá praticamente um bosque dentro do Salone, em Rho Fiera, marca registrada do arquiteto Stefano Boeri. Depois do evento as árvores irão para a cidade de Milão. Ainda há muitos detalhes a serem divulgados, o que acredito deve ocorrer a partir da primeira semana de junho.

Área expositiva do Supersalone
Área expositiva do Supersalone

Entre os preparativos e mudanças anunciados para o evento especial 2021 sob a bandeira do Salone del Mobile. Milano vale ressaltar o novo nome e logotipo, “supersalone”, um novo formato, e cinco designers trabalhando ao lado do curador Stefano Boeri: Andrea Caputo, Maria Cristina Didero, Anniina Koivu, Lukas Wegwerth e Marco Ferrari e Elisa Pasqual do Studio Pasta. Esses últimos criaram o novo logo.

O formato proposto será o de uma grande biblioteca de design, que celebrará a atenção e o cuidado com os espaços contemporâneos, pensados ​​para valorizar e harmonizar os novos produtos e criações trazidos pelas empresas nos últimos 18 meses com os seus produtos tradicionais que, graças à estreia da plataforma digital Salone del Mobile.Milano, estará disponível para compra em uma jornada do cliente (parte dos lucros irá para uma causa de caridade).

Entenda o projeto do Salone del Mobile.MIlano 2021, o Supersalone
Entenda o projeto do Salone del Mobile.Milano 2021, o Supersalone

O layout consistirá em longos conjuntos paralelos, projetados para as categorias específicas de produtos, e permitirá às empresas narrar suas próprias identidades e seus próprios produtos em paredes verticais e, em alguns casos, em superfícies horizontais, ambas modulares. Esta configuração de exposição fluida e dinâmica permitirá aos visitantes navegar livremente dentro de um enorme arquivo nacional e internacional de criatividade, excelência e savoir faire.

Com circularidade e sustentabilidade em primeiro lugar, todos os materiais e componentes da tela foram projetados para serem desmontados e reutilizados. Além disso, graças ao projeto Forestami, uma área verde de boas-vindas com 200 árvores será instalada no Portão Leste do recinto de feiras. As árvores serão posteriormente transferidas para a área metropolitana de Milão após o evento de seis dias.

A exposição no recinto de feiras será polinizada e dividida por áreas temáticas e itinerários concebidos pelo Studio Stefano Boeri Architetti e os cinco co-designers: arenas para palestras sobre partilha e aprofundamento de conhecimentos, salões dedicados para reuniões comerciais e empresariais, áreas reservados a jovens estudantes em escolas de design e para exposição de cadeiras premiadas com o Compasso d’Oro com curadoria da ADI, praças de alimentação concebidas e criadas em parceria com Identità Golose – Congresso Internacional de Chef, e espaços de convívio e relaxamento.

Salone del Mobile 2021
Salone del Mobile 2021

Um programa especial de encontros com algumas das principais figuras da cena contemporânea e pensadores de amanhã será alternado com grandes eventos de música ao vivo, em colaboração com os maiores e mais representativos especialistas setoriais. Uma forma diferente de conceber o espaço expositivo, permitindo-lhe tornar-se um lugar com múltiplas oportunidades de interface e, simultaneamente, um convite a parar, pensar e sentir.

Como já falei, ainda há informações pendentes ou para serem esclarecidas. Imagino que a evolução dos contatos com o mercado e as instituições de ensino de design nas próximas semanas vão ajudar a configurar o Salone especial de 2021, após o do ano passado ter sido cancelado em função da pandemia.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Última semana para conferir exposição do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo em Porto Alegre

A exposição “A estranha xícara”, que reúne obras do fotógrafo Luiz Carlos...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *