Museu de Arte do Rio Grande do Sul com Terramarear até 11 de março

Obra de Maristela Salvatori (Leopoldo Plentz, divulgação)
Obra de Maristela Salvatori (Leopoldo Plentz, divulgação)

Maristela Salvatori é a artista que expõe TERRAMAREAR no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli), com curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos. A mostra, com visitação desde 20 de dezembro até 11 de março de 2018, na Pinacoteca do MARGS, apresenta uma antologia da artista, reunindo cerca de 120 obras produzidas ao longo dos últimos 30 anos de carreira.

Entre os trabalhos mais recentes da gaúcha de Porto Alegre nascida em 1960 há montagens fotográficas em impressão digital – fotografias justapostas, formando uma estrutura de grade. Despretensiosos, esses trabalhos, desenvolvidos ao longo de 2012, apresentam temas e elementos que pautam a poética de Maristela: perspectivas acentuadas, fragmentos arquitetônicos, postes, luminárias e paredões evidenciando os cruzamentos de linhas e planos no espaço; eles também destacam as etapas de edição e de montagem, caras à artista, e são resultado de um processo de impressão, embora digital.

DelRe_VivaFoto-maristela-salvatori-margs-eleone-prestes
(Reprodução Fabio Del Re Viva Foto, divulgação)

Fotografia e gravura andam juntas na mostra Terramarear. Das gravuras em metal dos anos 1980, pautadas em fotografias de familiares e amigos em momentos de lazer no litoral; passando pela série Viagem de rio (1993), decorrente de um percurso de 10 dias, em uma chata, ao longo do Rio São Francisco; chegando às cenas de hangares, cais, construções monumentais, silenciosas e abandonadas em cidades visitadas pela artista. Num diálogo com a paisagem, natural ou construída, figuras humanas foram retiradas, ruídos urbanos, excluídos, permanecendo a arquitetura, com seus planos, linhas, levezas e pesos no espaço. Nesse processo, talvez tão importante quanto a viagem física, que possibilitou o registro fotográfico e, por extensão, a produção dessas obras, está a viagem interna, que abriu a Maristela novas possibilidades de pensar a representação do espaço, o lugar do observador – e, por consequência, dela mesma – e a própria técnica da gravura, com suas múltiplas possibilidades.

Comentando a exposição e o título da mesma, a artista escreve: “Terramarear, neologismo resultante da justaposição de palavras, remete não apenas ao universo de muitos dos trabalhos aqui apresentados, como também ao seus recursos construtivos, uma vez que diversas obras decorrem da associação de diferentes recursos técnicos e modos de impressão; evoca também a ideia de deslocamento e – por que não? – de um ‘lançar-se’ ao inexplorado, ao misterioso. […] Há, por assim dizer, um deslocamento em círculos, com cenas marinhas e composições urbanas nas quais a fragmentação, a repetição, a serialização e o desdobramento são uma constante. Com inegável paixão pela gravura e pela fotografia, meus trabalhos partem e dialogam com essas duas linguagens, mesclando procedimentos tradicionais e tecnologias digitais; eles exibem, portanto, a matriz fotográfica, ao mesmo tempo em que revelam, em sua materialidade, os recursos da gravura e da monotipia em/sobre metal, bem como da manipulação digital. São impressões calcográficas e digitais nas quais, além de me apropriar de fotografias – ou aspectos destas –, trago a representação ou a alusão a lugares que me fascinam e cativam, seja devido a suas formas, seja pela carga de memória que evocam”.

A exposição pode ser visitada até 11 de março de 2018, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br. O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h.

A Artista

Maristela Salvatori é natural de Porto Alegre, é professora do Instituto de Artes da UFRGS, onde foi Coordenadora do PPGAV e, atualmente, Coordena a Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Artista Residente, por dois anos, na Cité Internationale des Arts, anexo Montmartre, Paris, por ocasião de seu doutoramento em Arts et Sciences de L´Art, na Université Paris I, Panthéon – Sorbonne. Artist’s in Residence, por sete períodos, no Centro Frans Masereel, Kasterlee/Bélgica. Pós-doutorado, Estágio Sênior/CAPES, na Université Laval, Canadá. Líder do Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo UFRGS/CNPq e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

EXPOSIÇÕES E PRÊMIOS (SELEÇÃO)

2017    Arte Impressa Deambulações: entre gravuras e rinocerontes, curadoria Helena Kanaan, Museu da Gravura Brasileira, Bagé; Galeria da Escola de Belas Artes da UFRMG, Belo Horizonte. Deambulaciones: entre grabados y rinocerontes, Embajada de Brasil, Buenos Aires ; Instituto Cultural Paraguayo-Alemán – Instituto Goethe, Assunção, Paraguai.

Expressões do Múltiplo, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/UFRGS, Porto Alegre.

Pro Posições, curadoria de icleia Cattani e Maria Amélia Bulhões Garcia, MARGS, Porto Alegre.

2016    Um olhar de Berlim sobre a arte impressa em Porto Alegre (1960 a 2015), curadoria de Rolf Mackenzie, MARGS, Porto Alegre.

PASSAGE: Southern Hemisphere International Printmaking exhibition, Jincheon Print Making Museum, Jincheon. Coréia do Sul.

Individual Porto, Galeria Atelier da Prata, Porto Alegre.

conVERgências, Pinacoteca FEEVALE, Novo Hamburgo.

2015    Rhinos are coming, Michaelis Galleries. Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul.

Presentes: Doações ao Acervo do MACRS|23 Anos, curadoria de André Venzon, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre.

2014    A fotografia e suas reverberações com a pintura, a gravura e o desenho, curadoria de Niura Legramante Ribeiro, Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.

Gerações do feminino na arte, curadoria Ana Zavadil, MARGS, Porto Alegre.

Rhinos are coming, convite, Torre de Belém, Lisboa, Portugal; Galeria Kobro, Akademia Sztuk Pieknych, Polônia; Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Porto Alegre.

Paisagens de Porto Alegre, Paço dos Açorianos, Porto Alegre.

2013    Individual Paisagens Mestiças, curadoria de Paula Ramos, Capela da FBAUL, Lisboa, Portugal.

The Rape of Europe – O Rapto da Europa, Galeria Kobro, Akademia Sztuk Pieknych, Lodzi, Polônia; Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal; Academie Galerie, Faculteit Beeldende Kunst en Vormgeving, Utrecht, Holanda; Sala de Exposiciones de la Facultad de Bellas Arts de la Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha; Sala João Fahrion, Reitoria da UFRGS, Porto Alegre.

60 ans: Galerie du Haut-Pavé, Paris, França.

2012  DES|ESTRUTURAS, na Fundação Vera Chaves Barcellos, com curadoria de Neiva Bohs e Vera Chaves Barcellos, Viamão/RS.

Gravura em campo expandido, na Estação Pinacoteca de São Paulo, com curadoria de Carlos Martins, São Paulo/SP.

Individual En Transit, na École des Arts Visuels de Laval, Québec, Canadá.

Individual Paysages Metisses, Studio Annabelle Frenette, curadoria Annabelle Frenette, Québec, Canadá.

Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo – 100 anos de história, curadoria de Carlos Martins, Pinacoteca de São Paulo.

2011 O Museu Sensível, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Curadoria Gaudêncio Fidelis, Porto Alegre/RS.

2010 Conhecer para olhar com gosto, curadoria Jose Luiz de Pellegrin, Francisca Michelon e Raquel Schwonke, MALG, Pelotas/RS.

2009 Espaços em diálogo, StudioClio, curadoria de Blanca Brites e Leandro Selister, Porto Alegre.

Pontos de Contato/Points of Contact, curadoria de Paul Coldwell e Maria Lucia Cattani Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/ UFRGS; Triangle Space, Chelsea College of Art & Design, Londres/Reino Unido.

2008   Individual Paisajes Urbanos, Centro de Estudios Brasileños, México.

Cruzamentos e sentidos, curadoria de Icleia Cattani, Pinacoteca FEEVALE. Novo Hamburgo.

Mestiçagens na Arte Contemporânea, curadoria de Icleia Cattani, MARGS, Porto Alegre/RS.

2007  Apontamentos Fotográficos em Processos de Criação, curadoria de Niura Legramante Ribeiro, Espaço Cultural Chico Lisboa, Porto Alegre; Pinacoteca FEEVALE, Novo Hamburgo.

2006    Paisagens Recentes – MAC, A6, Porto Alegre.

Paisagens Urbanas – Pinacotecas Municipais, MARGS, Porto Alegre.

2005    Pequenos diálogos: Arte e Intertextualidade, Museu da UFRGS, Porto Alegre.

Mirabolante Circuito: Bolsa de Arte de Porto Alegre, Galeria Gestual, Garagem de Arte St. e

Galeria Marisa Soibelmann Espaço de Arte, Porto Alegre.

Novas Gravuras/Panorama des nouvelles Gravures, Cité Internationale des Arts, Paris, França.

2004    Individual, Galeria Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, Porto Alegre.

Individual, Galeria da Casa da Cultura da América Latina, CAL/DEX – UnB, Brasília.

2003    Masereel: 10 years of prints made at the Frans Masereel Centre, Belgium. Edinburgh 
Printmakers. Edinburgh, Escócia, Reino Unido.

Jubileumtentoonstelling Frans Masereel Centrum, Jubileu do Centro de Gravura Frans Masereel, Kasterlee, Bélgica.

Singular no Plural 6, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.

2003/02 VIII Salão Nacional Victor Meirelles, Museu de Arte de Santa Catarina – MASC,
          Florianópolis

2002    Estampes et Sculptures, Galerie François 1er, Aubigny sur Nère, França

2001      Individual, Galerie Jean Chevolleau,  Pouzauges/Vendée, França

Coletiva dos ateliers de gravura, Mois de l’estampe, Cité Internationale des Arts, Paris

Traços, Galeria Debret, Paris

Encontros, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre

2000    Individual, Galerie Michèle Broutta, Paris

Paris par le cœur, Galerie du Haut-Pavé, Paris

Estampes,  com Diô Viana, Galerie du Haut-Pavé, Paris

Traços, Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre

¿Quien Soy? Galerie Iberê Camargo, Porto Alegre e Museu D’Art, Girona/Espanha

Salon de Mai, Paris

Coletiva dos Residentes, Cité Internationale des Arts, Paris

1999    Prêmio de gravura, GRAV’X 1999, Fundação GRAV’X, Paris

Individual, Galeria Marisa Soibelmann, Porto Alegre

Estampes,  com Frédéric Ravel, Galerie du Haut-Pavé, Paris

La Fondation GRAV’X  fête ses 10 ans, Galerie Michèle Broutta, Paris

Porto Alegre Gravura, Rio Gravura, IAB, Rio de Janeiro

1998    Arte Gráfica Gaúcha, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro

1997    II Porto Alegre em Buenos Aires, Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires

1996    25 X 25, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre

Projeto Presença, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

1995    Gravura atual, Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre

Printing Today, Casa Chagall, Haifa/Israel

1994    Individual, Museu da Gravura Cidade de Curitiba

com Cristina Rocha, Itaúgaleria, Brasília/DF

1993    Individual, Galeria Arte & Fato, Porto Alegre

Individual, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas/RS

X Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, San Juan/Puerto Rico

Artes Visuais – Mestres 1993, Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre

1989    Gravura Hoje/RS, MARGS, Porto Alegre; The Washington Printmakers Gallery;  
Washington

1988    Gravura Contemporânea Brasil-França, MARGS, Porto Alegre

1987    La Jeune Gravure Contemporaine, Grand Palais des Champs-Elysées, Paris

1987/86 Imprima II e I, Galeria Arte & Fato, Porto Alegre

1986    Projeto Contemporâneos, Pinacoteca do Estado, São Paulo

1986/85/84/83 40º, 41º, 42º e 43º Salão Paranaense, Curitiba/PR

1986/85 Gravura no Rio Grande do Sul: Atualidade, MAC/USP, São Paulo/SP, MARGS,

Porto Alegre e Solar Grandjean do Montigny, Rio de Janeiro/RJ

II Bienal Internacional de Gravura e Arte Gráfica, RJ, SP, MG, PR, SC e RS

1985    Prêmio de gravura, XXXVIII Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Museu do Estado, Recife/PE

Prêmio de gravura, X Salão de Arte de Ribeirão Preto, Casa da Cultura, Ribeirão Preto/SP

Individual, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Individual, Galeria Municipal de Arte/FUNDAPEL, Pelotas/RS

1984    Prêmio de gravura, Panorama Gaúcho de Artes Plásticas, Teatro São Pedro, Porto Alegre

Prêmio de gravura, XIII Salão do Jovem Artista, Porto Alegre

Prêmio de gravura, IX Salão de Arte Contemporânea, Casa da Cultura, Ribeirão Preto/SP

Prêmio de gravura, 4ª Jovem Arte Sul América/Brasil Sul, Curitiba/PR;

Individual, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre

Individual, Museu da Gravura Brasileira, Bagé/RS

IV Mini Print Internacional, Cadaqués, Barcelona e Madrid/Espanha

1983    Prêmio de gravura, 2ª Arte Universitária UFRGS-IA, Pinacoteca do Instituto  de Artes, Porto Alegre

 

OBRAS EM ACERVOS

Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS; Pinacoteca Aldo Locatelli, Porto Alegre; Artothèque de la Bibliothèque Gabrielle­Roy, Institut Canadien de Québec/Réseau des bibliothèques de la Ville de Québec, Canadá; Centre de conservation de la Bibliothèque et Archives Nationales du Québec, Montréal, Québec, Canadá; Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; Pinacoteca Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Unidade de Cultura, Rio Grande; Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão; Pinacoteca Fundação Cristiano Varella, Muriaé; Museu de Arte do RGS – MARGS, Porto Alegre; Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, Rio Grande; Royal Museum of the Fine Arts – Antwerp, Bélgica; MASC, Museu de Arte de Santa Catarina,  Florianópolis; Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, IA/UFRGS; Fondation Grav´X, Paris/França.

 

 

SERVIÇO

O que – Exposição TERRAMAREAR – Maristela Salvatori, Curadoria de Paula Ramos

Quando – Visitação de 20 de dezembro de 2017 a 11 de março de 2018. Terças a domingos, das 10h às 19h

 Onde – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

 

Realização

Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

 

Apoio

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

PPGAV – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS

FVCB – Fundação Vera Chaves Barcellos

Pinacoteca Aldo Locatelli – Prefeitura de Porto Alegre

Pinacoteca Instituto de Artes da UFRGS

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Paredes entrelaçadas pela arte de Magna Sperb

Tramas ora mais uniformes, ora errantes, como gavinhas em pleno crescimento – e...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *