Apartamento em Novo Hamburgo: layout harmonizado com revestimentos e design

Colnaghi - Ap NH-126-eleone-prestes

Este apartamento de 95 metros quadrados, na área central de Novo Hamburgo, tinha uma peculiaridade que precisava ser suavizada para que o layout ficasse mais agradável. Era o estar estreito e comprido, que foi abrandado com o uso de vários recursos pela arquiteta Ana Colnaghi, do Studio Colnaghi Arquitetura, com a colaboração da acadêmica Sabrina Hennemann. Um deles foi a utilização de espelhos, incorporados à parede principal, revestida em louro pardo, dando maior largura ao ambiente, outro, um painel de louro freijó ripado, que parte do piso, sobe pela parede como uma prática estante e chega ao forro, como um rebaixo, fazendo suave transição entre estar e jantar e quebrando a linearidade da área.

Colnaghi - Ap NH-157-eleone-prestes
Ripado marcante (Fotos Bohn Fotografia/Vanessa Bohn, divulgação). Ao fundo, peças de design como a luminária de Jader Almeida

Colnaghi - Ap NH-126-eleone-prestes

O restante da tarefa de descontruir a forma longitudinal coube ao mobiliário e à paleta de cores escolhida, a começar pelo tapete Umay em tons bege e off White, colocado sobre o piso original da construtora. A cartela segue elegante e neutra nos estofados revestidos em linho misto cinza, com pés em nogueira. O dois grandes pufes que servem como mesas de centro e a confortável chaise longue também são revestidos em linho misto. As úteis mesinhas Pinot servem de apoio extra sem interferir com a circulação. Ambas são em aço carbono pintado, mas uma delas tem tampo laminado com nogal.

Colnaghi - Ap NH-61-eleone-prestes
Espelho é um curinga e reflete as escolhas de revestimentos e mobiliário de design

Ao lado das poltronas cinza-chumbo com estrutura em madeira assinadas pelo designer Zanini de Zanine, cheias de classe, a mesa Majestic, em acrílico, adornada com dois muranos âmbar, traz um sopro de leveza, contrastando com os materiais mais robustos do ambiente. Caso do painel com acabamento em laca acetinada que abriga a TV e a lareira, e do revestimento desta, em mármore gris Armani.

Estar visto de outro ângulo - Colnaghi - Ap NH-3-eleone-prestes
Estar visto de outro ângulo, com o tapete circunscrevendo a área de convívio nos estofados

Materiais e design definem o estilo

A presença da madeira é marcante em todo o projeto, voltado para o casal e seu filho jovem, e cria o inconfundível clima de aconchego e acolhimento no qual o material é praticamente insuperável. As persianas em bambu natural, finalizadas pela cortina com pregas, intensifica o tom amadeirado do ambiente. “Foram detalhes que, juntos, fizeram com que o espaço ganhasse dimensão visual, com todos os pontos se conectando visualmente, tanto em composição quanto em materialidade”, define a arquiteta.

Jantar integrado - Colnaghi - Ap NH-152- eleone-prestes
Jantar integrado

No contíguo jantar, mais design. As elegantes cadeiras Ângela, de Aristeu Pires, têm base em madeira e revestimento em couro, materiais que se repetem nas banquetas Duda, do mesmo designer, que acompanham a mesa branca Gull com acabamento em laca brilhante e tampo de vidro pintado na mesma cor. Finalizam o conjunto a luminária Mush, de Jader Almeida, e o relógio, da suíça Vitra, na parede da cozinha, que é separada do jantar apenas por um balcão, cujo tampo é em Vulcana Stone brown regolare chiaro. Nessa mesma área fica a churrasqueira, revestida em mármore gris Armani.

Colnaghi - Ap NH-119-eleone-prestes

Churrasqueira - Colnaghi - Ap NH-73-eleone-prestes
Churrasqueira
Colnaghi - Ap NH-94-eleone-prestes
Lugar para tudo

Colnaghi - Ap NH-162-eleone-prestes

Área íntima

No dormitório, o espaço foi otimizado com a criação de um nicho revestido com lâmina de cinamomo acetinado, que abriga cama e cabeceira, ao lado do armário em laca branca, tudo detalhado pelo escritório. A luminária italiana Accord é de madeira teca, e a arandela, de madeira juquitiba na cor pistache. No banho da suíte (abaixo), a cuba esculpida em mármore carrara gioia deixa as linhas do tampo mais limpas e sem interrupções, com bonito efeito.

Dormitório - Colnaghi - Ap NH-178-eleone-prestes
Dormitório

Colnaghi - Ap NH-199-eleone-prestes

O escritório dedicou especial atenção à iluminação, criando pontos para destacar elementos determinados do projeto, como o forro, auxiliando na ampliação da percepção do espaço. “A iluminação indireta usada na marcenaria também intensifica o aspecto acolhedor do ambiente”, finaliza Ana.

Studio Ana Colnaghi

Titular do Studio Ana Colnaghi, a arquiteta Ana Colnaghi tem especial apreço por materiais, e isso fica evidente também neste projeto, onde eles foram decisivos no resultado final. Localizado na cidade de Ivoti, o escritório atua em projetos e obras de diferentes portes, apostando na simplicidade formal e na atenção a detalhes e acabamentos como um diferencial em seu trabalho.

 

Rua Thomas Edson, 478

arquitetura@studiocolnaghi.com.br

(51) 3563-6767

Ivoti, RS

(Texto Marjori Michelin)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Instituto de Arquitetos do Brasil oferece curso de Perícia em Acidentes de Trânsito

O departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *