Reforma projetada pela arquiteta Patricia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, mostra como utilizar o concreto aparente no projeto de interiores de um apartamento com arquitetura moderna e área de 270 metros quadrados na Vila Madalena, em São Paulo. E isso com harmonia e sem perder o recurso do bem-vindo aconchego. Peças criadas pela arquiteta e pelos designersAristeu Pires, Fernando Jaeger, Ingo Maurer e Alfio Lisi foram fundamentais para chegar a esse resultado no décor pontuado por obras de arte de artistas visuais renomados.
Na reforma do apartamento com 270 metros quadrados, a principal função da arquiteta foi proporcionar ambientes funcionais, harmoniosos e aconchegantes, tendo a paleta de cores com a combinação de madeira com a cor cinza como pontos de partida aliados ao concreto modernista com interpretação contemporânea, estendendo a decoração para novos tons. A mesa com tampo de laca branca, gravuras de Sérvulo Esmeraldo e Amílcar de Castro na sala de jantar, contrapõem-se às cores presentes nos revestimentos das áreas estofadas do mobiliário, nos tapetes e nas cadeiras.
Para muitos, o concreto ainda é considerado como rústico, sinônimo de uma obra não acabada, que transmite aquela sensação de um espaço visualmente frio e pouco acolhedor. Mas o segredo, conforme a arquiteta Patricia Miranda, está sempre na “temperança”.
MATERIAIS PERSONALIZAM
Na cozinha, em lugar do frontão, a arquiteta seguiu com o mesmo material por mais 55 cm de altura, até o alinhamento do gabinete superior, tornando o visual mais limpo e elegante: “Optamos pela mistura de materiais, que deu bossa gostosa ao ambiente. Temos o cinza das bancadas, a parede de ladrilhos hidráulicos geométricos e os armários com revestimentos de vidro branco e madeira natural”.
DESIGN ATÉ NO LAVABO
Uma ousadia com essência rústica marca o lavabo. Na concepção da arquiteta Patricia Miranda, um ‘berço’ em madeira cumaru foi desenhado para receber a bancada em Neolith. Com um lado diagonal, acompanha o layout do ambiente e recebe a cuba de apoio. Para complementar, o projeto luminotécnico inclui LED (em português, Diodo Emissor de Luz) embutido no espelho e a luminária do renomado designer Ingo Maurer que valoriza a composição.
Lateral da cama do quarto principal tem o banco Abaporu, design de Alfio Lisi
Sobre Raízes Arquitetos
Da arquitetura, a profissional Patrícia Miranda traz o conhecimento de escritórios de diferentes portes, construtoras, canteiro de obras e desenvolvimento de projetos – desde a aprovação até o detalhamento executivo, com coordenação, verificação e compatibilização. Do design, traz o desenvolvimento de móveis e objetos, exclusivos ou de produção seriada. “Cuidamos de arquitetura e design, campos que tratam do homem, além dos cheios e vazios à sua volta. Unimos conhecimento técnico e sensibilidade poética”, enfatiza.