Ikebana na Japan House

Arranjo de Ikebana

DŌ – A Caminho da Serenidade é a mostra sobre a prática da Ikebana com abertura dia 29 de junho e duração até 4 de agosto no centro cultural Japan House, em São Paulo. A programação inclui palestras e workshops sobre essa importante manifestação cultural japonesa, a arte de montar arranjos com plantas. As crianças também terão programação especial durante as férias de julho.

Realizada em parceria com a Associação de Ikebana do Brasil, a mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que retratam detalhes desta filosofia também conhecida como Kado, – literalmente ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).

Arranjo de Ikebana
Variam bases e ângulos nas diversas técnicas de ikebana (fotos Divulgação)

Trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, a arte da Ikebana está diretamente ligada a outras tradições englobadas pela filosofia DŌ, como Chado (Chá), Kodo (Incenso) e Budô (artes marciais), entre outras. Repleta de simbolismos que tem como ponto principal o céu, a terra e a humanidade, sua composição harmônica reúne, em um só arranjo, ritmo, cor e linearidade. Diz-se que o ato de deixar uma flor na vertical ao montar um arranjo, remonta à antiga crença de que os deuses descem à Terra por intermédio desta flor, que está de pé.

Durante os séculos, essa cultura absorveu diferentes influências e ganhou novos espaços e usos, que vão além dos tradicionais rituais, dando  origem a variados estilos de Ikebana, integrando atos que fazem parte do espírito omotenashi de acolhimento, como o fato de colher a mais bela flor do jardim para ofertar a uma visita recebida em casa. Com curadoria de Erisson Thompson de Lima Junior, Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, a exposição busca disseminar a prática cotidiana desta arte, apresentando semanalmente ao público dez novos e diferentes arranjos, sempre respeitando o ciclo de sazonalidade da natureza.

Arranjo de ikebana

No total serão 50 arranjos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador. Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa: às terças-feiras (09, 16, 23 e 30/07), às 11h. E todas as quartas, quintas e sextas-feiras (às 16h e 18h), uma série de conversas com especialistas sobre o tema, complementa o conteúdo.

“A filosofia DŌ é essencial para compreensão do Japão. A partir dessas exposições queremos aproximar o público das diferentes formas e poéticas deste pensamento, bem como de suas práticas milenares que permanecem vivas na sociedade japonesa contemporânea”, declara Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo. Esta exposição retoma a série iniciada em agosto de 2018 – com a exposição DŌ: a caminho da virtude – onde o centro cultural apresentou os conceitos desta filosofia no âmbito das artes marciais.

Para despertar a sensibilidade infantil frente à esta arte, foram programados também workshops especiais onde as crianças terão aulas sobre o que é Ikebana com a professora Kazue Takada e, juntos com ela, desenvolverão um arranjo com flores em garrafa pet. As aulas serão realizadas nos dias 20 e 31 de julho de 2019, às 14h e às 16h30. Serão 20 vagas por sessão e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção do centro cultural.

O que: DŌ – A Caminho da Serenidade

Quando: de 29 de junho a 4 de agosto de 2019

Onde: pavimento térreo da Japan House: Avenida Paulista, 52, São Paulo

Apresentações sobre a arte da Ikebana

Quartas-feiras – 03, 10, 17, 24 e 31 de julho de 2019

Quintas-feiras – 04,11,18,25 de julho e 01 de agosto de 2019

Sextas-feiras – 05, 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto de 2019

Sempre em duas sessões, às 16h e 18h

Participação Gratuita

Demonstrações de Ikebana: Montagem de arranjos

Dias 09, 16, 23 e 30 de julho de 2019, às 11h

Participação Gratuita

Workshop: Ikebana para Crianças

Dias 20 e 31 de julho de 2019 com sessões às 14h e às 16h30

Duração: 1h

Participação Gratuita

Professora: Kazue Takada

Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção (20 vagas por sessão).

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo (JHSP)

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

DW!: Mula Preta lança móveis com interatividade nas mesas de jogos

A Mula Preta, desde este domingo, 04 de setembro, até 11 de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *