Ao cair da noite desta sexta-feira em Paris foi aberta a exposição do artista mineiro radicado em Porto Alegre Claudio Cupertino com lançamento de catálogo trilíngue. As obras, criadas com a técnica da cupergrafia, que parte do processo da litografia, são trabalhadas sobrepondo camadas de tinta acrílica, as mais recentes com acabamento em folhas de ouro nos elementos de destaque. A tonalidade do metal entra em harmonia com a luz outonal que tinge o prédio e a pirâmide do Musée du Louvre ao pôr do sol. Sim, a exposição Claudio Cupertino – Voo Diáfano da Cupergrafia no Louvre fica dentro do complexo do icônico museu na Rue de Rivoli e se estende até domingo. Trata-se do Salon International d’Art Contemporain de Paris que é realizado na área de eventos denominada Salon Art Shopping.
Com curadoria de Cézar Prestes, as obras escolhidas para a mostra que é a primeira individual de um brasileiro nesse espaço evocam as memórias de infância do artista e homenageiam ainda o pai da aviação, Santos Dumont: os elementos figurativos da série Memórias são os aviões de papel, que remetem de uma forma lúdica e poética à infância de Cupertino e, ao mesmo tempo, relacionam-se com os voos de Santos Dumont sobre Paris em 1901, quando o pai da aviação circundou a Torre Eiffel com seu dirigível.
Cupertino leva uma novidade a Paris: a pintura ganha vida fora da tela. Dispostas de forma diversa, obras são exibidas com a pintura separada do suporte (acima). “Inquieto, Cupertino agora questiona a materialidade da pintura e interage com sua criação, transformando essa pintura eventualmente em performance. (a pintura) Pode ser exibida repousando sobre o suporte ou centímetros à frente dele, revelando dois lados do mesmo fazer artístico – diversos e uníssonos ao mesmo tempo, um conjunto que se funde: matéria + arte, como corpo e espírito”, afirma o curador.
No ano que vem, o artista vai ganhar um documentário sobre sua vida e obra, com direção e produção do cineasta Matheus Ruas, co-fundador da produtora StudioFly e documentarista do History Channel, autor do premiado documentário Guerra do Paraguai. As cenas finais do documentário sobre Claudio Cupertino serão gravadas durante a exposição em Paris, pela equipe europeia. O lançamento está previsto para o segundo bimestre de 2018.
Serviço
O que – Exposição Vôo Diáfano da Cupergrafia no Louvre, de Claudio Cupertino
Onde – Salon International D’Art Contemporain de Paris – Art Shopping Paris – Carrousel du Louvre – 99, rue Rivoli, 75001 Paris
http://www.artshopping-expo.co
Quando – de 20 a 22 de outubro de 2017
Abertura para convidados: dia 20, sexta-feira, das 19h às 22h
Quanto – Visitação dia 21 (sábado), das 10h à 20h e dia 22 (domingo), das 10h à 19h
Ingressos: 10€ (inteira) / 7€ (reduzida) / entrada franca para estudantes e menores de 12 anos